Na Escola da Vila oportunizamos aos estudantes diversas situações problema que envolvem o ensino da matemática. Diariamente, as crianças são convidadas a resolver problemas envolvendo situações cotidianas, como por exemplo, saber quantas crianças vieram à aula, marcar ou procurar no calendário alguma informação (a data do dia, os aniversários das crianças, a data de um evento especial) ou organizar materiais de jogos, papel, canetas, potes de tinta para conferir a quantidade necessária.
Segundo a Didática da Matemática o papel do docente consiste em propor aos estudantes situações de aprendizagem que permitam que as crianças coloquem em dúvida seus conhecimentos, busquem procedimentos e estratégias para o problema apresentado. Assim, a criança é vista pelo professor ou professora como um sujeito didático, capaz de utilizar seus conhecimentos prévios para decidir que estratégia utilizará para refletir sobre o problema proposto.
No entanto, retomando as situações cotidianas descritas acima, como propor desafios aos alunos e alunas com o intuito de provocar os avanços dos conhecimentos matemáticos? Como propor desafios ajustados aos saberes de cada criança? Pretendemos discutir no curso “O papel da resolução de problemas no ensino da matemática” uma variedade de propostas e intervenções realizadas, assim como os critérios que utilizamos para agrupar as crianças, considerando a diversidade de saberes e o momento conceitual de cada uma, com o intuito de promover o ajuste da ajuda pedagógica à serviço da aprendizagem matemática.
Pretendemos discutir no curso “O papel da resolução de problemas no ensino da matemática” uma variedade de propostas e intervenções realizadas, assim como os critérios que utilizamos para agrupar as crianças, considerando a diversidade de saberes e o momento conceitual de cada uma, com o intuito de promover o ajuste da ajuda pedagógica à serviço da aprendizagem matemática.