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Viagem pedagógica – o que levamos e o que trazemos em nossa bagagem? Parte 3

Na última parte da nossa viagem pedagógica contamos sobre as experiências adquiridas ao longo desta semana na região de Boston.

Quem já participou de excursão sabe que viajar em grupo é uma arte. É preciso ajustar ritmos, modular expectativas, respeitar limites, tolerar atitudes e adultos podem ser bem piores que crianças.

No caso da viagem pedagógica isso pode ser um pouco diferente e, inclusive, significar uma vantagem.

Buscamos entrosar o grupo antes mesmo do embarque. Cerca de um mês antes da viagem, criamos um ambiente virtual em que subimos vídeos, fotos e textos a respeito dos lugares que seriam visitados, postamos um mural no qual as pessoas podiam se apresentar e compartilhamos a programação dia a dia. Também fizemos um grupo de WhatsApp para atualizar informações e agilizar os combinados. Deste modo, quando nos encontramos, já estávamos conectados, já tínhamos um pequeno histórico comum.

Viagem pedagógica – ampliando a bagagem

Ao longo dos cinco dias tivemos momentos todos juntos, outros em que nos dividimos em dois e, ainda, momentos de grupos menores – até porque em muitos momentos tivemos que ir a lugares diferentes, pois algumas instituições preferiam não receber grupos grandes como o nosso. Isso permitiu que pudéssemos conhecer mais de perto cada um dos integrantes e, também, que as experiências fossem variadas.

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O fato de sermos um grupo de educadores relativamente experiente tornou praticamente todos os momentos proveitosos. No café da manhã e almoço, a caminho das escolas ou na volta delas. Havia tempo para comentarmos o que havíamos visto, comparar nossas impressões, destacar os pontos que nos intrigaram ou surpreenderam. Estas conversas, sem dúvida, ajudaram a ampliar os sentidos de tudo que vimos e ouvimos.

Além disso, houve o cuidado de ajudar na tradução para aquelas que não compreendiam bem o inglês – e a paciência dos demais com o tempo gasto nisso – num exercício de empatia e solidariedade.

Mas nem só de escola e educação viveu o grupo. Tivemos também nossos momentos para celebrar – como na noite da terça-feira em que quase todo o grupo foi a um animado restaurante mexicano em que se falou de outros temas, rimos e brindamos.

Assim, como numa boa viagem, voltamos trazendo fotos, lembranças e novos amigos. Além disso, no nosso caso, muitas ideias inspiradoras para transformarmos a nós mesmos e às nossas escolas.

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