Por Aline Evangelista Martins
Nosso compromisso com a diversidade e a inclusão vem de longe. Há muitos anos nossas programações presenciais e online incluem opções de cursos na área de Práticas Inclusivas e, com a crescente demanda, este ano oferecemos uma trilha formativa especialmente voltada a este tema.
Nossa prática reflexiva também vem de muito longe. O questionamento faz parte do nosso dia a dia. Confiamos no potencial das boas perguntas, sabemos que elas nos movem e atribuímos a elas parte considerável dos nossos avanços.
Foi esse movimento de questionar e de buscar aporte teórico e referências práticas para a construção de respostas que nos levou a David Rodrigues e Luzia Lima-Rodrigues, professores portugueses com vasta pesquisa no campo das práticas inclusivas. Estaremos com eles em Lisboa, de 12 a 18 de outubro, para uma série de atividades que envolvem estudo, visitas a instituições, debates, trocas e, claro, muitas perguntas.
Para começar a aquecer o debate sobre a viagem, convidamos David e Luzia para uma conversa sobre suas trajetórias profissionais e acadêmicas. Como não poderia deixar de ser, um dos destaques do encontro foi uma pergunta. Mais exatamente: “Inclusão: a pergunta que falta fazer”- provocativo título do artigo do professor David Rodrigues, generosamente disponibilizado por ele para ser publicado aqui no blog do Centro de Formação.
As ponderações feitas por David Rodrigues em sua fala e, sobretudo, no artigo, nos convidaram a reflexões importantes. Esperamos que desfrutem tanto quanto nós desfrutamos.
Assista ao trecho da live em que o artigo foi comentado.
Assista à íntegra da live
com os professores David Rodrigues e Luzia-Lima Rodrigues