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Construindo vínculos leitores: o que conhecer uma autora ou autor pode favorecer na formação dos leitores da Educação Infantil?

Alguém aqui já se encantou tanto por um livro, que desejou ser amigo de uma personagem? Já fechou as páginas de um conto esperando saber mais sobre aquele sentimento que despontou na folha de papel e não foi concluído? Ou, até mesmo, adiou a leitura das últimas páginas de um romance, tentando fazer com que não chegasse a hora de se despedir daquela ou daquele personagem que amou ao longo da leitura?
Tem ainda, leitor que espera acordado pelo lançamento do volume 2,  para poder reencontrar uma personagem que deixou saudade. Ou aquela história, que sabendo ser um pouco autoral, te levou a querer saber mais sobre o autor ou a autora.

Pois bem, isso não acontece só com você, mas com várias leitoras e leitores que mergulham por completo em uma obra literária. Quando nos envolvemos com algo, as horas passam diferente, as marcas deixadas em nós, realmente nos transformam e queremos compartilhar todos esses sentimentos com os outros à nossa volta.

Formação dos leitores da Educação Infantil

O grande propósito da literatura é envolver o leitor, permitindo que ele possa divertir-se, emocionar-se, conhecer outros mundos possíveis e refletir sobre o próprio mundo, como nos coloca Teresa Colomer.

Na Educação Infantil da Escola da Vila, conhecer e investigar um autor ou autora é um trabalho que acontece em diferentes agrupamentos, com o objetivo de ampliar o percurso estético e literário das crianças, bem como contribuir com reflexões de sua formação leitora.

Sabemos que as escolhas cotidianas na escola influenciam na formação literária na primeira infância, esta, que não se restringe ao acesso ao objeto livro, mas a construção de uma relação íntima e prazerosa em seu percurso leitor.

Aproximação do leitor com a literatura

O adulto, professora ou professor, tem um papel preponderante no processo de formação dos leitores, que se inicia com planejamentos reflexivo, com as obras escolhidas, com a mediação, que deve ser permeada pela escuta, e pela criação de momentos que sejam convidativos a uma aproximação sensível entre leitor e literatura.

A escola, por ser um ambiente coletivo, favorece não só a criação de uma comunidade leitora, mas pode possibilitar às crianças momentos de reflexão sobre as possibilidades da linguagem, particularidades textuais e sobre as funções sociais da escrita.

Escrito por Cristiane Ferreira da Silva e Elis Maria Sanchez Coelho – formadoras do Centro de Formação da Vila

No curso Conhecendo autores de múltiplas linguagens: de reflexões sobre a escrita à investigações de percursos estéticos, que acontecerá na programação de inverno, no mês julho, vamos conhecer e analisar as obras da Eva Furnari, propostas e materiais criados coletivamente em turmas de Educação Infantil, buscando potencializar as ações reflexivas em uma comunidade leitora.

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