blog-educacao-infantil

Educação infantil para a vida toda

‘Qual foi a maior invenção dos últimos 200 anos? ’. A Educação Infantil! – respondeu o professor de pesquisa de aprendizagem na LEGO Papert e diretor do Media Lab do MIT Mitchel Resnick.

Se você é educador neste segmento e estranhou a resposta de Resnick, vamos pensar juntos e juntas. Pensar criativamente, considerar o erro como parte do processo de aprendizagem e resolver problemas é fundamental no mundo contemporâneo, concorda?

200 anos de educação infantil

Quando criou a primeira educação infantil como segmento em 1837 na Alemanha, o educador Friedrich Froebel pensou em uma abordagem muito diferente do que acontecia nas escolas, com os demais segmentos. Ele partia do princípio que as crianças aprendiam melhor se lhes fosse proporcionada a ampla interação com o mundo ao seu redor, em especial com os brinquedos.

Desde então, muitos outros pensadores contribuíram para construir e dar robustez para a esta área e revelaram o que podemos ver na prática das escolas contemporâneas, como a curiosidade e o interesse como motores da aprendizagem; a aprendizagem entre pares; as crianças como cidadãs e com direitos; a aprendizagem escolar como ciência; as ‘cem’ linguagens que elas têm; como nutrir o pensamento criativo; o cuidar como conteúdo, entre outros aspectos.

Teoria e prática da educação infantil

O interessante é que, em sua prática profissional como pesquisador da aprendizagem, Resnick também observa que a maioria dos aspectos considerados na teoria e na prática da Educação Infantil faz parte, também, de um ambiente jovem e adulto que promove inovação, onde se nutre o pensamento criativo, onde se entende o erro como processo de aprendizagem e onde se resolvem problemas do mundo real. Coincidência? ?

E qual o papel do educador, segundo este pesquisador? Ele é um conector, uma vez que promove interações diversificadas e diversas que favorecem a aprendizagem. Ele também é o que, na química, se chama de catalisador, ou seja, aquele que acelera os processos. Aqui, o acelera não significa pressa. Significa ser o gatilho para a imaginação, em especial, fazendo perguntas que promovam a investigação e a reflexão, sempre mantendo a criança como agente ativo. Ele é um consultor, no sentido de alguém com mais experiência e que orienta e apoia, mas que não dá a resposta pronta.

A maior invenção dos últimos 200 anos

Todos estes aspectos embasam a escolha de Resnick a respeito da maior invenção dos últimos 200 anos. Inclusive, ele acredita que a Educação Infantil deva influenciar os demais segmentos e toda a vida do sujeito. Por esta razão, o título deste texto é o nome do grupo de pesquisa que ele coordena no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Para finalizar, um trecho de livre tradução do seu livro Educação Infantil para a Vida Toda: ‘Mas eu acredito também que o cerne do livro é atemporal. O pensamento criativo sempre foi e será a parte mais importante do que faz a vida valer a pena. A vida de um pensador criativo pode ser recompensada não somente no aspecto econômico, mas também com alegria, senso de realização, propósito e sentido. As crianças merecem nada menos do que isto’. O que você achou da resposta do Resnick?

Escrito por Silvia Kawassaki – Coordenadora de Educação Infantil Escola Autonomia

Ref: Mitchel, Resnick. Lifelong kindergarten: cultivating creativity through projects, passion, peers and play. Cambridge, MA: MIT Press, 2017.

 

Inscreva-se na 2ª turma da Trilha de Educação Infantil – Direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, início das atividades em 16/05. Garanta já sua vaga clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *