Feliz aniversário, Escola da Vila! Feliz aniversário, Centro de Formação!

O Centro de Formação da Vila nasceu junto com a Escola da Vila, em 1980. É emblemático, para ambas as instituições, que tenham vindo à luz simultaneamente, como gêmeas. Certamente, não são idênticas – cada uma tem suas características, seus sonhos e planos – mas nasceram num mesmo momento histórico e compartilham muito de seu DNA.

Analogias gemelares à parte, é importante destacar o que significa um Centro de Formação que se funda junto com uma escola: produtor e difusor de conhecimento simultaneamente, sempre tendo o chão da escola e a vida da sala de aula – em toda a sua complexidade – como objeto de reflexão, à luz de teorias. E o que significa uma escola que se funda junto com um centro de formação: ser um espaço de trabalho coletivo que valoriza a formação, que não entende seu projeto pedagógico como imutável nem vê a didática como algo pré-fabricado – mas como estruturas dinâmicas, flexíveis e altamente complexas.

Ao longo destas 4 décadas, cada uma das duas instituições foi-se afirmando em seus espaços de atuação. A Escola, especializando-se em promover uma educação construtivista, voltada à formação de cidadãos críticos, autônomos, éticos, solidários, capazes de transitar, atuar, fazer escolhas neste complexo mundo contemporâneo em que vivemos. O Centro de Formação, por sua vez, seguiu sua vocação de compartilhar o conhecimento construído na Escola com educadores de todo o país, de ser uma lugar de diálogo sobre educação e, também, de trazer pesquisadores, acadêmicos e estudiosos de diferentes lugares do mundo para provocar novas reflexões, para desacomodar para romper com paradigmas.

Chegamos aos 40 anos, alcançamos a maturidade. Continuamos – Escola e Centro – muito ligados um ao outro, ambos integrantes do Grupo Critique, ampliamos nossos horizontes de trocas, produção e difusão de conhecimento.    O Centro de Formação pode, agora, trazer as experiências e reflexões de outras escolas – com as quais compartilhamos princípios e propósitos. Paulatinamente, vamos incluindo novos formadores, abordando mais temas, chegando a outros lugares. 

Atingimos a maturidade sem perder o vigor. Consolidamos nossa experiência sem nos acomodarmos em nossos saberes. Seguiremos, em parceria com a Vila e com as escolas do Grupo Critique, a ser uma instituição atenta às discussões pedagógicas que se travam no Brasil e no mundo.

E que venham mais 40 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *