Um olhar para o brincar na escola – a criação de ambientes lúdicos

Formador: Elis Maria Sanchez Coelho

O brincar é a linguagem genuína das crianças. Por meio da brincadeira os pequeninos compreendem a realidade e a significam, além de desenvolver uma série de habilidades sociais, psicológicas e físicas.

Esse curso propõe uma reflexão sobre o brincar na escola e o papel do educador na organização dos espaços, tempos e materiais, respondendo a questões como: por que podemos dizer que o brincar é uma linguagem? Como se desenvolve o brincar nas diferentes faixas etárias? Qual é o papel do brinquedo/objeto na brincadeira? De que maneira os brinquedos estruturados e os não estruturados (tecidos, módulos, tampinhas, cones, tubos, etc.) interferem na construção de enredos do brincar?

Por meio de situações práticas, vamos também explorar o repertório dos participantes, ampliando o olhar para as brincadeiras tradicionais.

  • Tipo: Itinerante
  • Carga horária: 5 horas
  • Público alvo: Para profissionais de Educação infantil
  • Trajetória: Arte e o brincar na Educação Infantil - híbrida, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Trajetória livre estudante - 1 ano híbrida, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida
REF: 245-1-1-1-1-2-1-2-2 Categoria

Descrição

Em breve.

Refletir sobre o brincar, relacionando teoria e prática.
Vivenciar brincadeiras tradicionais e trocar repertório.
Refletir sobre o papel do professor como mediador da brincadeira na escola.
Refletir sobre os espaços criados para o brincar na escola.

Discussões coletivas e em pequenos grupos, parte prática, leitura de textos, vídeos. 
É permitido e recomendável que o participante leve seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

1 – Apresentação do curso. 
2 – Teoria sobre o brincar – discussão a partir do texto. 
3 – Brincadeiras práticas. 
4 – Teoria sobre o brincar – discussão faixas etárias. 
5 – Papel do professor. 
6 – Apresentação de brinquedos estruturados e de largo alcance. 
7 – Brincadeiras práticas.
8 – Avaliação e dúvidas. 

Em breve.

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: