Brincadeiras que favorecem a formação de grupos

Formador: Juliana Karina Oliveira

Esperamos que, na escola, as crianças vivam diferentes experiências de convívio, que as definam como únicas num espaço coletivo. Neste curso, discutiremos como algumas brincadeiras contribuem fortemente para a construção da identidade dos grupos, o conhecimento de si e do outro.
  • Trajetória: Arte e o brincar na Educação Infantil - híbrida, Arte e o brincar na Educação Infantil - online, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 1 ano - online - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - online - livre, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - online
  • Tipo: Online
  • Carga horária: 15 horas
  • Público alvo: Para educadores que atuam nas classes de Educação Infantil (alunos de 2 a 5 anos de idade).
REF: 245-2-3 Categoria

Descrição

Em breve!

Refletir como algumas brincadeiras podem contribuir para a constituição do grupo-classe.

Em vídeos, com apresentação de ideias pela formadora, o curso envolve propostas de leitura, conversas em fóruns de discussão, análise de vídeos e imagens, e outras estratégias que visam a contribuir para a organização de informações que permitam uma análise cuidadosa do tema. Todo o material de apoio, propostas e atividades serão organizados em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Bloco 1 – Leitura de texto e apresentação das principais ideias.
Bloco 2 – Que brincadeiras são potentes para a formação do grupo-classe?

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Os cursos online do Centro de Formação da Escola da Vila incluem dois tipos de avaliação: uma autoavaliação do aluno em relação aos procedimentos de ensino e aos ganhos pessoais observados durante as propostas de trabalho_ realizada pelo aluno no último bloco de trabalho do curso_ e uma avaliação do desempenho de cada aluno, pelo formador.

Em um curso online, sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante em forma de texto ou eventualmente em outros formatos. Nesse sentido, considera-se exemplos de participação todas postagens realizadas pelos inscritos durante as atividades propostas. Entrar e tomar conhecimento de outras postagens, se inteirar do que está acontecendo é importante, mas apenas esse tipo de participação não será considerado para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar em 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pela formadora de acordo com os seguintes critérios: 

• disponibilidade para a realização das tarefas envolvendo conhecimento pedagógico e tecnológico; 

• qualidade das interações durante as atividades em colaboração; 

• condições para relacionar textos estudados e situações analisadas; 

• possibilidades de reapresentação de conteúdos aprendidos

Ao final do curso, depois de realizar sua autoavaliação e uma breve avaliação do curso, o aluno recebe o parecer sobre seu desempenho e um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. No certificado consta o parecer do formador, de apenas um desses conceitos: Satisfatório e Parcialmente Satisfatório.  Aqueles que não atingirem um desses conceitos não receberão o certificado.

Em breve!

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: