Descrição
Agenda
Em breve.
Objetivos
O objetivo deste curso é contar um pouco dessa história, dando aos interessados uma visão de como ler foi muitas coisas diferentes através do tempo.
Metodologia
Aulas expositivas.
É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Programa
- Ler na Antiguidade e na Idade Média. I. A poética de Aristóteles – escrever para quê? Escrever para quem? II. Livros e leitores na Roma Antiga – escrevendo sobre o que não se viu, provavelmente não aconteceu, mas deveria ter acontecido: a obra de Tácito. III. Leitura e leitores da cristandade medieval: ler e reler nos mosteiros. O livro na Idade Média. São Jerônimo: tradição, hagiografia, iconologia e iconografia de um Santo leitor e tradutor.
- Ler no século XVIII: I. Revolução da Leitura no século XVIII – uma polêmica. II. Leitura e Direitos Humanos: como os romances forjaram a empatia. III. Leitura, leitores e a Revolução Francesa: escritores frustrados, boemia literária, panfletos pornográficos e a fermentação da grande revolta. IV. As mulheres leitoras, liberdade feminina, preocupação masculina. V. A alfabetização em massa na França e a formação de um público leitor.
- Ler na Belle Époque latino-americana: I. Leitura e leitores no Brasil de Machado de Assis. II. A impressionante construção de um público leitor na Argentina de Domingos Faustino Sarmiento através da alfabetização em massa. III. A luta dos escritores brasileiros por um público leitor: a batalha de Olavo Bilac.
Valores
Em breve.
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Temas para uma boa formação geral do educador
- Segmento: Professores de Ed. Infantil e Fund.1
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias, 4 cursos primavera/outono/itinerante/ estágio de 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos presencial
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias + 4 cursos outono/primavera/itinerante + estágio 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
- Trajetória: Trajetória 2 anos – presencial – livre