A matemática no cotidiano da Educação Infantil

Formador: Juliana Karina Oliveira

O dia a dia da sala de aula nas salas de educação infantil está repleto de situações potentes para a imersão das crianças no universo dos números e da construção de conhecimentos matemáticos.
Neste curso discutiremos como diferentes momentos da rotina: os cantos de atividades diversificadas, as rodas de conversa, as brincadeiras e jogos, o calendário, as sequências e projetos podem oferecer momentos de intensa reflexão acerca dos fazeres matemáticos (contar, recitar, comparar, conferir, medir e, principalmente, resolver problemas).

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 1 ano - online - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - online - livre
  • Carga horária: 15 horas
  • Tipo: Online
  • Público alvo: Para educadores que atuam nas classes de educação infantil (alunos de 3 a 5 anos).
REF: 245-2-4-1-1-3-2-2 Categoria

Descrição

Em breve

  • Abordar boas práticas e propostas do cotidiano das crianças na escola que sejam potentes para a aproximação e reflexão das ideias matemáticas envolvidas.
  • Reconhecer como a as modalidades de organização do planejamento (atividades habituais, sequências e projetos) contribuem para construção de ações cada vez mais conscientes e intencionais do professor.
  • Bloco 1 – Como a rotina e as atividades cotidianas podem ser potentes para a aproximação e reflexão das crianças acerca do mundo dos números?
  • Bloco 2 – Atividades habituais, sequências e projetos. Como as modalidades organizativas do planejamento podem contribuir para o ensino?

Em vídeos, com apresentação de ideias pela formadora, o curso envolve propostas de leitura, conversas em fóruns de discussão, análise de vídeos e imagens, e outras estratégias que visam a contribuir para a organização de informações que permitam uma análise cuidadosa do tema.

Todo o material de apoio, propostas e atividades serão organizados em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em breve