Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Formador: Francisco Manuel

O currículo é tradicionalmente entendido como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos pelos alunos ao longo de sua escolarização. A forma ainda dominante de escolha e organização desses conteúdos baseia-se em parâmetros disciplinares, ou seja, entende-se que os saberes necessários à formação básica dos alunos estão localizados nas disciplinas e, além disso, que a melhor forma de apresentação dos conteúdos é aquela definida pela lógica formal de cada disciplina. Supostamente a escolha por esta estrutura curricular corresponde às finalidades que a sociedade atribui à educação formal.

Nesta concepção, o currículo é o mesmo para todos os alunos, ou seja, não há possibilidade do aluno desenvolver projetos pessoais de seu interesse  e os sistemas de ensino definem quais são as normas e as regras de excelência, ou seja, o que faz com que os alunos sejam aprovados e certificados (ou reprovados).

A BNCC, embora trabalhe com a concepção de competências e habilidades, mantém a mesma lógica disciplinar e altera simplesmente a forma de descrever os conteúdos acadêmicos. Não abre espaço para saberes ligados às diversas facetas da cultura, ao desenvolvimento pessoal e social e a habilidades essenciais que um indivíduo precisa para viver em sociedade. Além disso, mantém uma estrutura seriada e trabalha com a ideia de que os conteúdos curriculares são absolutamente externos aos sujeitos (não há espaço para dialogar com os interesses e os projetos pessoais dos alunos) e têm uma função essencialmente propedêutica (ou seja, atendem aos requisitos da etapa escolar seguinte).  

Neste curso, pretendemos abordar princípios e critérios organizadores de um currículo que tenha como objetivo preparar os alunos para compreender a sociedade em que vivem e fazer intervenções nela com o objetivo de melhorá-la e que seja estruturado para dar conta dos interesses das crianças e dos jovens. E, dentro desta concepção, de que forma esse projeto curricular pode ser articulado com as demandas da BNCC.  

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: Para Professores, coordenadores e diretores de Ensino Fundamental e Médio
REF: 245-1-1-1-1-2-2-1-1-1-1-1-1-1-1-1 Categoria

Descrição

Em breve.

  • Problematizar as formas tradicionais de organização curricular
  • Analisar referenciais teóricos e planejar dispositivos didático-pedagógicos que possibilitem elaborar um currículo orientado por questões problema e fundamentado na necessidade de diálogo entre os diversos tipos de saber e os projetos pessoais dos alunos. 

Observação e análise de situações de trechos de vídeos, com foco em como a escola está organizada e como pode funcionar para interagir com a perspectiva e os interesses dos alunos.

Leitura e análise de trechos de textos para construção de referenciais teóricos e dispositivos didático-pedagógicos visando o trabalho com questões problema, a individualização de percursos de aprendizagem e a articulação com as demandas da BNCC.

Análise dos princípios subjacentes à BNCC e da sua estrutura.

Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Questões organizadoras do conteúdo do curso:

  • O que é o currículo? Que visão ele traduz acerca da função social da escola e sobre os objetivos de formação dos alunos? Que tipos de saber ele contempla? Como esses saberes são escolhidos e validados? 
  • Que princípios estão subjacentes à BNCC? Como isso se traduz na forma como ela foi estruturada?
  • O que significa trabalhar com questões problema? Como elas podem ser fios condutores da organização curricular? 
  • Como contemplar os percursos individuais de aprendizagem em uma estrutura curricular (situações desejáveis e situações possíveis)? 
  • O que está na dimensão da gestão da sala de aula e que está no ambiente institucional?

Em breve.