Leitura em diversos contextos: formar leitores competentes em diferentes áreas curriculares

Formador: Luiza Moraes

Sabemos que a escola tem papel primordial na incorporação dos alunos à cultura letrada, formando leitores competentes, capazes de recorrer aos textos em diferentes situações e de lançar mão de estratégias variadas a depender do propósito.
Como é possível ensinar os alunos a construírem sentido para o que leem, a colocar em ação os conhecimentos prévios, a fazer antecipações acerca do significado e da forma, a controlar sua compreensão e ainda como fazer com que tenham cada vez mais autonomia para realizar essas ações?
Pretendemos contribuir para essa investigação, para a construção pessoal e coletiva de conhecimento acerca das questões didáticas envolvidas.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 1 ano - online - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - online - livre
  • Carga horária: 15 horas
  • Tipo: Online
  • Público alvo: Para professor especialista do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, que recém-ingressou em escolas de orientação construtivista, mas também outros profissionais desses segmentos, que desejam retomar, revisar ou mesmo ter uma visão mais ampla dos fundamentos dessa concepção de ensino e aprendizagem.
REF: 245-2-4-1-1-3-2-1 Categoria

Descrição

Em breve.

  • Aprofundar as reflexões sobre a concepção de leitura.
  • Diferenciar propósito didático e propósito leitor (compreendendo que a leitura possui um propósito social e que o aluno deve ter claro esse propósito).
  • Ampliar o repertório de bons encaminhamentos para a aula, levando em consideração a concepção de leitura, os propósitos sociais e as especificidades da área. 

Tema 1: Princípios do trabalho com leitura na escola (pressupostos teóricos do ensino da leitura; concepção de leitura; diferença entre propósito didático e propósito leitor).

Tema 2: Ler nas diferentes áreas (o ensino da leitura nas diferentes áreas, particularidades e sugestões de encaminhamentos).

Além da leitura e discussão de textos teóricos sobre leitura e o leitor, serão encaminhadas discussões em fóruns e apresentações teóricas. Ao final, o participante elaborará um planejamento de aula de sua disciplina, a partir do enfoque teórico escolhido.
A formadora produzirá “devolutivas” (orientações reflexivas) perante os resultados da produção dos participantes.

Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em breve.