Desenho ou Figura? Existe diferença?

O ensino da geometria tem sido um desafio para os professores que tem como referência uma abordagem construtivista de ensino aprendizagem. Nesse curso, por meio de análises e reflexões das atividades, se pretende abordar aspectos relacionados ao ensino da geometria, de modo a gerar condições e oportunidades de proporcionar  aos alunos um trabalho intelectual e dedutivo, próprio da atividade matemática.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 1 ano - online - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - online - livre
  • Carga horária: 15 horas
  • Tipo: Online
  • Público alvo: Professores de Matemática e coordenadores do Ensino Fundamental 1. Podem se beneficiar do curso os coordenadores de Fundamental 1 interessados em conhecer o que se espera no próximo segmento - principalmente no que tange aos avanços faixa etária em direção a um pensamento mais formal.
REF: 245-2-4-2-1-1 Categoria

Descrição

Em breve.

Espera-se ao final do curso, que o participante possa:

  1. Ampliar seus conhecimentos sobre circunferências, círculos, triângulos e quadriláteros;
  2. Ampliar os recursos de ensino da geometria e o uso da tecnologia;
  3. Reconhecer a potencialidade do campo da geometria para o trabalho dedutivo e argumentativo na matemática.
  • Desenho ou Figura.
  • Estudo das propriedades dos círculos, triângulos e quadriláteros.
  • Uso de um software de geometria dinâmica – Geogebra

O curso será totalmente online e dedicado à ampliação dos conhecimentos matemáticos por meio de leituras de textos teóricos e resolução de atividades, análise de produções de alunos e situações de planejamento de aula. Serão compartilhados textos e materiais didáticos relacionados ao tema de estudo de modo a favorecer um olhar mais amplo na análise das situações e intervenções didáticas propostas ao longo do curso.

A participação dos inscritos em todas as propostas e organização dos horários para entrega do material é fundamental para o aproveitamento do curso. 

Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em breve.