A resolução de problemas na construção de conhecimentos matemáticos no EF 1

Formador: Lais Pereira de Oliveira

Como a Didática da Matemática parte do princípio de que a resolução de problemas é uma ferramenta essencial na construção dos conceitos matemáticos, esse curso oferece elementos de reflexão sobre as classes de problemas que fazem parte do trabalho no Fundamental 1. Para isso, estudaremos os campos conceituais (aditivo e multiplicativo) e analisaremos sequências didáticas propostas aos alunos, além de tratar de temas como a interpretação de enunciados, as diversas estratégias de resolução e a intervenção do professor, entre outros.

  • Trajetória: Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre
  • Tipo: Itinerante
  • Carga horária: 05 horas
  • Público alvo: Para profissionais do Ensino Fundamental (classes do 2º ao 5º ano – alunos de 7 a 10 anos de idade).
REF: 245-2-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-3-1-1-1-1-1-1-2-2-1-2-1-1-2-1-1-3 Categoria

Descrição

Em breve!

Refletir acerca dos problemas do campo aditivo e multiplicativo, bem como identificar e diferenciar os problemas que fazem parte desses campos conceituais.  

  • A teoria dos campos conceituais – Gérard Vergnaud.
  • Análise e discussão acerca dos problemas envolvendo os campos conceituais: aditivo e multiplicativo.
  • Análise de produções dos alunos.
  • Análise de Sequências Didáticas.

Apresentar o trabalho estético realizado com poesia na Educação Infantil.
Discutir com os participantes os processos de apropriação individuais a partir da experiência de cada um.
Analisar a produção das crianças.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Em breve!

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: