Avaliação na Educação Infantil: do relatório individual à participação e escuta da criança

Formador: Juliana Karina Oliveira

Considerando o modo como a criança aprende e se desenvolve e sobre o seu papel colaborativo na construção do conhecimento, a avaliação na Educação Infantil apresenta-se como uma tarefa complexa e desafiadora, cujo objetivo consiste em implementar procedimentos (observação, escuta e registros) capazes de revelar os percursos de aprendizagens das crianças.

Neste curso discutiremos a importância do desenvolvimento da escuta atenta, da produção constante de documentação – registros escritos, produções infantis, fotos e vídeos – e a atuação docente a partir dos percursos das crianças. E a importância de incluí-las nesse processo tanto no que diz respeito à produção de relatório individual para comunicação dos avanços e desafios às famílias como para organizar propostas ajustadas para a aprendizagem.

  • Trajetória: Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Para quem não começou ontem como orientador ou coordenador pedagógico, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: A orientadores, professores de Educação Infantil que atuam nas salas de 2 a 6 anos.
REF: 245-2-1-2-2-1 Categoria

Descrição

Em breve.

Este curso objetiva desconstruir a ideia de que a avaliação é intrínseca ao relatório individual a serviço de cumprir procedimentos burocráticos ao final do semestre. Portanto, discutiremos do ponto de vista de uma visão mais ampla, para além da observação, registro e comunicação, considerando as crianças sujeitos ativos desse processo.

Compartilharemos e discutiremos textos de referência, análise de situações de produções infantis e vídeos que favorecem um olhar mais amplo do professor para a sua formação e a possibilidade de trabalho nas salas de Educação Infantil. 

É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Destacamos a seguir pontos a serem discutidos durante o curso para os processos de avaliação das crianças pequenas: 

  1. A importância de tempos de escuta e observação docente para a criança enquanto realiza as suas produções, joga ou brinca.
  2. O modo como colocamos questões à criança, convidando-a a descrever suas ações de modo que possa revelar o seu pensamento. 
  3. Documentar o processo de aprendizagem da criança por meio de diversos procedimentos, como registros escritos, vídeos e fotografias.

Em breve.

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: