Inclusão e didática: a gestão de sala de aula na perspectiva das diferenças

Formador: Marília Costa Dias 

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Durante 18 anos trabalhou na Educação Básica, como coordenadora pedagógica e professora de Ensino Fundamental. Atuou 12 anos no ensino superior como professora no curso de Pedagogia; Coordenadora de Programas de Pós-graduação e Educação Continuada e Coordenadora do curso de especialização em Educação Inclusiva (Pós-Graduação lato sensu). Desde 1990 trabalha como formadora e coordenadora pedagógica em programas de formação de professores e gestores públicos. Foi consultora do Ministério da Educação, de Secretarias Municipais de Educação, de escolas particulares e organizações sociais, em temas relacionados à alfabetização, leitura e escrita, educação inclusiva, inclusão social, gestão pedagógica e curricular.

 

  • Trajetória: A gestão de sala de aula no Fund.1 - híbrida, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Para quem não começou ontem como orientador ou coordenador pedagógico, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 05 horas
  • Público alvo: Para professores e gestores (coordenadores pedagógicos e diretores de escolas), tendo como foco a gestão da sala de aula e do projeto pedagógico da escola.
REF: 245-2-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-3-1-1-1-1-1-1-2-2-1-2 Categoria

Descrição

Em breve!

Debater a teoria que fundamenta a gestão da sala de aula na perspectiva das diferenças e discutir possibilidades de trabalho pedagógico, que promovam maior qualidade nos processos de ensino, de modo a promover a aprendizagem de todos e de cada um dos alunos, no máximo do seu potencial. 

  • Concepção de educação e papel da escola na perspectiva inclusiva. 
  • Desenho universal para a aprendizagem. 
  • Concepção de Apoio Educativo.
  • Exposição oral com imagens e vídeos para apresentar informações.
  • Debate a partir de questionamentos, em duplas.

Em breve

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: