Álbum de figurinhas: análise de uma sequência didática para o ensino do sistema de numeração

Formador: Dayane Moura Monteiro

A partir da análise da sequência didática “Álbum de figurinhas”, realizada na Educação Infantil (grupo de crianças de 5 a 6 anos), iremos discutir as possibilidades e desdobramentos de propostas que possibilitam avanços nos conhecimentos das crianças sobre o sistema de numeração.

  • Trajetória: O ensino dos fazeres matemáticos na Educação Infantil - híbrida, O ensino dos fazeres matemáticos na Educação Infantil - online, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 1 ano - online - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - online - livre, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - online
  • Carga horária: 15 horas
  • Tipo: Online
  • Público alvo: Para profissionais que atuam na Educação Infantil.
REF: 245-2-4 Categoria

Descrição

Em breve!

A partir de uma análise da sequência didática do álbum de figurinhas, realizado nas salas de G3 (crianças de 5 e 6 anos), iremos refletir sobre as possibilidades e os desdobramentos de atividades para promover avanços no conhecimento das crianças sobre o sistema de numeração.

Introdução ao tema com a leitura de um texto sobre o ensino do número e do sistema de numeração na Educação Infantil.
Apresentação e análise da sequência: álbum de figurinhas.
Criar e refletir sobre situações-problema enquanto se completa o álbum.
Desdobramentos possíveis com a criação de atividades envolvendo conteúdos matemáticos.

O curso envolve propostas de leitura, conversas em fóruns de discussão, análise de vídeos e imagens e outras estratégias que visam contribuir para a organização de informações que permitam uma análise cuidadosa do tema.

Todo o material de apoio, as propostas e as atividades serão organizados em formato
digital e publicados no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).Os cursos online do Centro de Formação da Escola da Vila oferecem um ambiente de aprendizagem profissional que propõe tarefas com problemas a resolver, nas quais o educador poderá analisar, argumentar, elaborar hipóteses, trocar informações com outros profissionais, rever suas concepções, e tomar decisões, num diálogo permanente com a realidade pedagógica.

A construção da autonomia profissional e de mecanismos de cooperação são âncoras das atividades propostas. Durante o curso o educador tem a oportunidade de desenvolver sua forma de gerenciar a própria aprendizagem, e de reconhecer o valor do diálogo com colegas que se defrontam com desafios semelhantes.

As situações de formação propostas estão a serviço da construção de competências docentes, entre elas, a de tomar decisões e propor intervenções adequadas aos processos de aprendizagem escolar com os quais convive.

Todo o curso acontece online − em Ambiente Virtual de Aprendizagem − e as propostas de atividade podem ser realizadas de qualquer lugar e a qualquer hora. Um cronograma detalhado, divulgado na primeira semana de trabalho, informa os tempos e prazos previstos para a realização de cada proposta.

Os conteúdos estão organizados em blocos temáticos, estruturados por leituras e discussão de textos de referência e/ou documentos didáticos, análise de produções de alunos e/ou de situações didáticas em vídeo, e podem pedir realização individual ou com a interação entre participantes.

O professor formador participa das discussões e elabora devolutivas a cada fechamento de bloco temático, sintetizando o que foi abordado e trazendo aportes para novas reflexões.

Estima-se que o aluno precisará dedicar cerca de cinco horas semanais para a realização das propostas.

Atenção! É importante que quem ainda não participou de nossos cursos online realize as atividades de Ambientação. Elas apresentam o Ambiente Virtual de Aprendizagem e outros recursos de trabalho online.

Para a comunicação com o apoio técnico envie e-mail para (suporteava@vila.com.br); nosso pessoal estará disponível, através desse canal durante todo o período do curso, para ajudar em qualquer problema que surja durante as interações no ambiente virtual.

Caso prefira, você também poderá acessar o apoio técnico por telefone (11 3751-9677) de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em breve!

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: