Nomes próprios, canções, parlendas, rimas e listas – reflexões sobre o sistema de escrita

Os nomes próprios são palavras que se tornam referências importantes para as crianças, sobretudo quando ingressam na escola, onde podem reconhecê-las e identificar todos os seus espaços e pertences. Em função disso, o trabalho com os nomes próprios é realizado sistematicamente em classes de Educação Infantil, para que os pequenos alunos aprendam a distingui-los e, posteriormente, a grafá-los.

Esse conjunto de palavras acrescido de outros textos, como listas, parlendas, canções e rimas, possibilita amplas e ricas reflexões sobre o sistema de escrita. Assim, torna-se necessário que o professor conheça intervenções didáticas potentes que favoreçam as conquistas dos alunos em relação ao princípio alfabético.

Questões a serem tematizadas:
• Como o trabalho com nomes próprios, canções, parlendas, rimas e listas favorece a reflexão e o avanço em relação ao sistema de escrita?
• Como os alunos avançam na apropriação da leitura e da escrita de seus nomes?
• Quais intervenções específicas e situações didáticas podem, progressivamente, ser propostas e realizadas nas salas de Educação Infantil?

 

  • Trajetória: Alfabetização, leitura e escrita/produção de texto na Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental 1- híbrida, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil - híbrida, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: A profissionais que atuam nas classes de Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade).
REF: 245-1-1-1-1-2-2-3 Categoria

Descrição

Aguarde.

O curso foi estruturado para favorecer reflexões acerca do trabalho com os nomes próprios e outros textos, como listas, parlendas, canções e rimas, em classes de Educação Infantil (3 a 5 anos de idade).
Esse trabalho merece análises criteriosas das intervenções didáticas, considerando seu potencial para que as crianças avancem em relação ao princípio alfabético. 

Serão compartilhados textos e materiais didáticos relacionados ao tema que favorecem um olhar mais amplo do professor para que este possa analisar situações, materiais e intervenções didáticas ao longo de todas as propostas planejadas para esse curso.
É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Cabe ao professor refletir e tomar decisões acerca de alguns aspectos: é preciso trabalhar com todos os nomes em todas as rodas? As crianças aprendem a ler e a escrever os nomes ao mesmo tempo? Há uma progressão no trabalho com nomes? Chamar a atenção para as letras e aprender a nomear letras ajuda nesse processo ou há algo mais favorável a ensinar? Como o trabalho com nomes próprios, canções, parlendas, rimas e listas favorece a reflexão e o avanço em relação ao sistema de escrita? Essas e outras questões serão foco de discussão no decorrer do curso.

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: