A prática de revisão textual na sala de aula

Formador: Andréa Dias Tambelli

Esse curso pretende abordar a importância da prática da revisão de textos como situação significativa para a aprendizagem da língua escrita. Serão discutidos: a concepção de revisão, que embasa esse trabalho na Escola da Vila, o contexto em que a revisão precisa ocorrer, as tarefas dos alunos e algumas situações didáticas propostas em nossas salas de aula.

  • Trajetória: Alfabetização, leitura e escrita/produção de texto na Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental 1- híbrida, Ortografia, gramática e revisão na produção de textos - híbrida, Para ensinar a produzir bons textos: ortografia, gramática e revisão - híbrida, Para quem não começou ontem como orientador ou coordenador pedagógico, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Itinerante
  • Carga horária: 5 horas
  • Público alvo: Para profissionais que atuam nas classes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (alunos de seis a dez anos de idade)
REF: 245-1-1-1-1-2-1-2-1-3-2 Categoria

Descrição

Em breve.

Discutir o trabalho com produção de texto focando nas propostas de revisão a favor das aprendizagens sobre a língua.

• Conversa sobre o referencial teórico.
• Análise de produções de alunos.
• Discussão sobre intervenções e focos de revisão.
É permitido e recomendável que o participante leve seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Os sentidos da leitura, o leitor e o professor- leitor – teorias que estruturam as práticas de leitura.
Intervenções do professor – reflexões a partir da análises de planejamentos e ações do professor.

Em breve.

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: