Narrar, ver, ler e imaginar: o trabalho com literatura na Educação Infantil

Formador: Elis Maria Sanchez Coelho

Durante o curso, refletiremos sobre diversos aspectos que envolvem o trabalho com literatura na Educação Infantil, considerando sua importância na formação e na rotina das crianças. Discutiremos critérios para seleção de livros, possibilidades de propostas com diferentes faixas etárias e a importância das rodas diárias de histórias, com todos os encantos e  particularidades que envolvem este ritual.

 

  • Trajetória: Alfabetização, leitura e escrita/produção de texto na Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental 1- híbrida, Para formar leitores competentes - híbrida, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil - híbrida, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida
  • Tipo: Itinerante
  • Carga horária: 05 horas
  • Público alvo: Para profissionais da Educação Infantil
REF: 245-1-1-1-1-2-1-2-1-3-1-3 Categoria

Descrição

Em breve!

• Discutir critérios para a composição de acervos de salas.
• Analisar propostas que envolvem o trabalho com leitura literária nas diversas turmas da Educação Infantil.
• Refletir sobre aspectos que envolvem a leitura de títulos na rotina da escola.

Serão apresentados princípios teóricos sobre o trabalho com Literatura para as crianças pequenas, de onde partiremos para discutir sua importância na Educação Infantil. Na sequência, analisaremos títulos e os critérios para composição de acervos de classe, bem como sequências didáticas e propostas
envolvendo a leitura literária.
Todo o material gráfico será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

A importância da Literatura na Educação Infantil.
• Livros infantis: critérios para escolha das obras, análise de títulos, categorias e características.
• Literatura no dia a dia da escola: momentos da rotina, roda de história, conversas literárias, o espaço do silêncio, o papel das imagens.
• Sequências didáticas com leitura literária: análise de propostas.

Em breve!

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: