A organização de um espaço de Educação Infantil pressupõe mais do que brinquedos interessantes e mesas do tamanho das crianças pequenas. Entender os espaços educacionais da escola em uma relação de diálogo com tudo o que compõe o fazer pedagógico e o universo infantil, potencializa o desenvolvimento dos bebês e crianças que o habitam. Estes espaços, aliados à dinâmica pedagógica e atuação das pessoas envolvidas podem levar a experiências extremamente significativas diante do que foi planejado e projetado.
Criar contextos no espaço físico e na rotina que possibilitam trocas, experiências e reflexões entre pares e com adultos, intervir com o objetivo de contribuir com elementos que disparem ou alimentem diferentes pesquisas e descobertas, proporcionar vivências que potencializam aprendizagens e o desenvolvimento das crianças. São muitas as dimensões que a professora da Educação Infantil precisa estar atenta e o planejamento prévio juntamente com a avaliação constante do trabalho realizado são importantes aliados para a qualidade da educação que ofertamos. Entra aqui um grande pilar: a intencionalidade pedagógica, que deve indicar sempre os caminhos que tomaremos do momento em que as crianças chegam na escola até a despedida no fim da rotina.
Espaços que acolhem
Como sabemos, o brincar, para bebês e crianças pequenas, é inerente às interações e aprendizagens e, nesse sentido, os espaços e a organização da rotina precisam ser planejados de modo a oferecer experiências e contato com um lugar povoado de objetos com os quais se possa criar, imaginar, pesquisar e, antes de tudo, um espaço que convide os pequeninos a brincar.
O lugar escolhido para brinquedos estruturados e não estruturados que dão corpo às investigações infantis, a disposição dos materiais, a estética que instiga à observação e a manipulação, almofadas e tapetes que propiciam encontros, conversas e brincadeiras. Tudo o que, aparentemente, foi apenas colocado ao alcance das crianças deve corresponder à intenção e ao trabalho de fomentar a construção da identidade, da coletividade e do conhecimento, considerando os dois eixos estruturantes que a BNCC nos traz: as interações e as brincadeiras.
Criar ambientes para educação de crianças
Assim, para se viabilizar a perspectiva de uma Educação Infantil baseada nos princípios da ludicidade e do respeito aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças é necessário aceitar o desafio e a oportunidade de criação de ambientes de interesse e o trabalho coletivo estabelecido pela relação com todos aqueles envolvidos com o cuidado e a educação de crianças.
Escrito por Cinthia Medeiros e Natália da Cruz – formadoras do Centro de Formação da Vila
O curso “O planejamento e a organização dos espaços na Educação Infantil em diálogo com a intencionalidade da prática pedagógica“, que estará na programação de Inverno de julho, trará a oportunidade de nos aprofundarmos neste tema, trazendo reflexões e ampliando o repertório com ideias de contextos e intervenções que podem ser feitas no espaço escolar a favor de uma prática educacional que considere o bebê e a criança como protagonistas das interações e aprendizagens.