A qualificação de professores é um dos elementos-chave para garantir a educação inclusiva e equitativa de qualidade para todos. Em 2009, com a intenção de mostrar a conjuntura do desenvolvimento de carreira dos professores, foi publicada a primeira edição do livro “Professores do Brasil: novos cenários de formação”. Foi este trabalho que ofereceu um balanço relacionado à formação de professores para a educação básica no Brasil, tendo também outras questões abordadas, com relação à carreira e salário dos professores.
Mesmo depois de todos esses anos, o livro continua sendo uma referência importante para os profissionais brasileiros. Além disso, as circunstâncias das questões de qualificação dos professores brasileiros permanecem basicamente as mesmas. Sendo este o motivo para as pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas e a UNESCO decidirem publicar uma nova edição, atualizada e revisada, sobre este estudo tão importante.
A obra aborda diversos assuntos pertinentes: “experiências inovadoras na formação inicial e continuada de professores e professoras”, “concepções e práticas na formação de professores e professoras para a educação básica”, “aspectos das formações para professores e professoras em países da América Latina e no Brasil”, são alguns exemplos. Este último, muito importante, pois demonstra a “necessidade de se propor uma formação teórica que oferecesse suporte ao trabalho docente, salientando o papel do professor como investigador de práticas educacionais”.
A formação em nível superior é responsável pelo valor e aprofundamento que os docentes agregam em suas carreiras. Os diferentes países latino-americanos sinalizam um movimento para que essa formação se dê em nível superior, porém muito ainda há de ser feito para tal conquista.
Em 2014, a América Latina e Caribe contavam com mais de 6 milhões de professores capacitados com nível superior. “Estimativas do número necessário de docentes para 2020 apontam para um acréscimo em torno de 2,3 milhões de professores, entre substituição por aposentadorias e ampliação necessária da rede de atendimento”. Para 2025, a estimativa aponta que será necessário acréscimo de aproximadamente 3,8 milhões de docentes, segundo dados da UNESCO.
São vários os desafios relativos à quantidade de profissionais capacitados com nível superior para o atendimento da educação básica e à qualidade de formação. Políticas bem dirigidas, passando por uma implementação monitorada, podem ajudar a alterar o quadro atual. Mudanças na formação oferecida, seja para uma maior densidade em conteúdos curriculares, tanto teóricos como práticos, se fazem necessárias para a capacitação de profissionais qualificados a promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida de todos.
Além de abordar questões sobre a formação inicial, o livro também trata de muitos pontos referentes à chamada formação continuada. Vale a pena conhecer.
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