Mundos de ficção e aprendizagens literárias

por Aline Evangelista Martins

“Se quiséssemos usar uma linguagem bem moderna, poderíamos dizer que as fadas são prestadoras de serviço, cuja ferramenta principal, a varinha de condão, opera ações transformadoras. Mas elas são muito mais do que isso. São mediadoras entre dois mundos indispensáveis ao equilíbrio do ser humano, o da realidade e o do imaginário. São nossas interlocutoras com o silêncio. São pontes que nos permitem passar da luz à sombra.” 

(COLASANTI, 2004)

A ação das fadas, apresentada por Colasanti (2004), ilustra com precisão o papel fundamental do mediador de leitura, que atua como ponte entre dois universos essenciais para o equilíbrio humano: o da realidade e o do imaginário. Assim como as fadas, que transformam e conectam esses mundos por meio de sua varinha de condão, o mediador cria vias de diálogo e confiança que permitem ao leitor transitar entre o conhecido e o desconhecido, entre o conforto e o incômodo, entre as certeza e as dúvidas, ampliando suas experiências e sensibilidade literária, à medida que vive as experiências éticas e estéticas proporcionadas pela leitura. 

Mediar a leitura, no contexto específico da educação literária que acontece na escola, é muito mais do que facilitar o acesso ao texto; é fomentar relações que aproximam o leitor do universo literário, promovendo a construção do hábito e o progresso na competência interpretativa ao longo da escolaridade. Esse processo exige um olhar atento para os livros, para suas características e para as experiências que proporcionam. Conhecer os livros profundamente e ter presente que “os livros ensinam a ler” possibilita que as obras possam ser tomadas como verdadeiras bússolas, na orientação das práticas e dos percursos de leitura.

Com base nessa ideia, o curso “Mundo de ficção e aprendizagens literárias: a formação do leitor na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I” partirá da análise da arquitetura de um conjunto de livros para propor a criação de “constelações literárias”, ou seja: percursos de leitura construídos a partir de critérios específicos, que enriquecem as aprendizagens literárias ao permitir que os leitores façam conexões cada vez mais complexas entre diferentes textos. Para tanto, serão abordados os seguintes conteúdos: 

  • Educação literária: prazer estético, intelectual e cultural. 
  • Hábitos de leitura e competência interpretativa.
  • Personagens de ficção e suas questões essenciais.
  • Mundos de ficção, suas lógicas e o convite à aventura e à experimentação.
  • Constelações literárias: percursos de leitura criados a partir de critérios específicos, com objetivo de estabelecer diálogos cada vez mais complexos entre as obras. 

Cruzaremos juntos algumas pontes e, nessas travessias repletas de experiências éticas e estéticas, levaremos a cabo boas conversas sobre critérios que podem pautar a construção de um projeto de educação literária consistente, pautado na diversidade, na continuidade e na progressão das aprendizagens literárias. 

Saiba mais sobre a Programação de Inverno do Centro de Formação da Vila.

Referências bibliográficas:

 COLASANTI, Marina. Fragatas para Terras Distantes. Rio de Janeiro: Record, 2004. 

MEEK, Margareth. How texts teach what readers learn? Stroud. The Timble Press, 1988. 

MUNITA, Felipe. Eu, mediador: mediação e formação de leitores. Lauro de Freitas: Solisluna; São Paulo: Selo Emilia, 2024. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *