A formação do sujeito bilíngue

por Verônica Bochio e Sandra Durazzo

Neste ano de 2025, o Brasil sediará a reunião da COP-30, um evento global importantíssimo. Claro que a cidade-sede, Belém, e seu entorno estão se preparando para tamanha responsabilidade. Entre os preparativos de infraestrutura, transporte e hospedagem, um grande movimento para aprendizagem de inglês está acontecendo, com aumento da ordem de 150% no número de pessoas matriculadas nas mais diversas modalidades de cursos.

Essa é uma situação exemplar do papel da formação de sujeitos que possam se comunicar com pessoas de qualquer e em qualquer lugar do mundo. No encontro serão discutidas questões fundamentais para a sobrevivência da humanidade no Planeta Terra, e, quem tiver a possibilidade de interagir nesse contexto internacional com autonomia poderá participar de maneira ativa.

A formação do cidadão global envolve mais do que simplesmente o conhecimento de palavras ou expressões em inglês. A competência sociointeracional, por exemplo, envolve reflexão e conhecimento de diferentes formas de viver e ver a realidade. Portanto, formar sujeitos bilíngues implica abordagens de ensino/aprendizagem que contemplem as múltiplas dimensões dessa formação.

Abordagens como o CLIL (Content and Language Integrated Learning) e o PBL (Project Based Learning)  são fundamentais nesse processo, pois integram o ensino da língua inglesa a conteúdos curriculares de diversas áreas, promovendo uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e conectada com o mundo real. Ao utilizar a língua adicional como meio para construir conhecimento, o estudante desenvolve simultaneamente competências linguísticas e cognitivas, ampliando sua capacidade de pensar criticamente, resolver problemas e colaborar com os outros.

Nesse contexto, o inglês passa a ser não apenas um conteúdo a ser aprendido, mas uma ferramenta de acesso a novos saberes, culturas e perspectivas globais. Projetos baseados em temas relevantes — como meio ambiente, tecnologia, ou cidadania global — possibilitam que os alunos usem o idioma em situações autênticas, enquanto investigam e propõem soluções para desafios complexos. Dessa forma, o CLIL e o PBL não apenas enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, mas também formam sujeitos bilíngues mais autônomos, engajados e preparados para atuar de forma crítica e ética em contextos multilíngues e multiculturais.

Convidamos professores especialistas no ensino da língua inglesa e educadores de todos os segmentos que trabalham ou gostariam de trabalhar com a formação bilíngue a participar do curso A formação do sujeito bilíngue – PBL and CLIL, que acontecerá em julho de 2025 como parte da Programação de Inverno do Centro de Formação da Vila.

Ao longo do percurso, discutiremos as bases conceituais dessas abordagens, abordaremos o uso da língua alvo dentro da sala de aula, analisaremos práticas pedagógicas inspiradoras, oferecemos momentos de construção coletiva para o planejamento de projetos significativos e contextualizados e discutiremos o trabalho com a diversidade e temas transversais dentro desses contextos. 

Uma ótima oportunidade para aprofundar o olhar sobre a formação do sujeito bilíngue e transformar a prática docente por meio de experiências de aprendizagem mais integradas e significativas.

O curso será online, o que permite a participação de quem está perto ou longe, numa troca rica em sotaques e visões! 

Looking forward to discussing it all with you!

 

 

 

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