A primeira jornada da criança na escola: Tempo de descobrir, sentir e se encantar com o novo

por Cinthia Medeiros

Quando a criança adentra pela primeira vez o ambiente escolar, uma nova etapa começa, marcada por um universo de possibilidades e descobertas. Essa fase de transição, repleta de mudanças e sentimentos diversos, exige atenção especial. O início do processo de acolhimento e adaptação deve ser mediado por um familiar que tenha um vínculo próximo com a criança, conhecendo suas preferências, comportamentos e necessidades. Nos primeiros dias, esse acompanhante desempenha um papel essencial na introdução da criança ao novo contexto escolar. Com o tempo, a professora assume esse papel de referência, consolidando-se como a figura de vínculo dentro da escola. Para isso, é crucial que a instituição se mostre aberta, transparente nas informações e disposta a estabelecer uma relação acolhedora com as famílias, respeitando o tempo necessário para que o processo aconteça de forma tranquila.

Entender esse início como um processo gradual é fundamental. Ao vivenciar a novidade de maneira lenta e cuidadosa, alternando momentos de presença e ausência do adulto de referência, a criança tem a oportunidade de experimentar o novo com afeto e descoberta, superando receios e dificuldades. A separação temporária da família, se realizada com apoio e sensibilidade, pode se tornar um potente momento de crescimento, em que a criança começa a desenvolver seus próprios recursos e a avançar em direção à autonomia.

O tempo, portanto, é uma das dimensões mais relevantes no planejamento pedagógico e deve estar presente como um princípio nas ações da equipe que se relaciona com as crianças e suas famílias. A inserção de bebês e crianças pequenas na escola exige o apoio contínuo da equipe pedagógica, que deve estar preparada para lidar com esse processo delicado e transformador. Com um planejamento bem pensado, considerando aspectos da construção de um ambiente convidativo, escuta ativa das famílias e orientações objetivas sobre as ações realizadas, é possível garantir que o tempo de cada criança seja respeitado, permitindo que as famílias confiem na capacidade dos seus filhos e filhas de se adaptar e aproveitar as proposições que a escola oferece.

O curso Tempos, espaços e estratégias de comunicação: O desafio no acolhimento e adaptação dos bebês e crianças na escola”, que será oferecido na Programação de Verão em janeiro, proporcionará a oportunidade de aprofundarmos essa temática. Por meio de reflexões e práticas, o curso ampliará o repertório dos participantes, apresentando contextos de organização dos espaços e intervenções que favorecem um acolhimento intencional e eficaz, superando desafios e estabelecendo uma relação de confiança entre as crianças, suas famílias e a escola.

Confira a Programação de Verão 2025 do Centro de Formação da Vila.

 

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