por Helena Andrade Mendonça
Recentemente foi conduzida uma pesquisa, junto aos nossos estudantes e gestores(1), sobre a maturidade no trabalho com a educação digital em todas as escolas da Bioma Educação, com o objetivo de reconhecimento dos avanços e possíveis aprimoramentos no trabalho com o digital para os próximos anos.
A pesquisa era composta por uma série de questões que avaliavam aspectos como o papel da liderança no trabalho com a educação digital, a promoção da cultura de colaboração nas escolas, o tempo dedicado à formação de professores para o trabalho com o digital, o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, o papel do digital nas práticas avaliativas, dentre outros. Uma das questões indagava os estudantes sobre a relação deles com recursos da IA Generativa(2) como o ChatGPT, Gemini, Copilot e outros, com finalidade de uso para a aprendizagem e para as tarefas escolares. Todo o conteúdo da pesquisa foi analisado e está sendo estudado pelas equipes de gestão das escolas para o planejamento de ações para 2025.
Gostaria de ressaltar aqui alguns pontos mencionados pelos estudantes sobre as finalidades de uso de recursos da IA Generativa em atividades educacionais. Estamos considerando aproximadamente as respostas de 4.000 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A análise das respostas fornecidas revela as seguintes categorias principais de interação com a IA:
- Auxílio na pesquisa e aprofundamento do conhecimento:
- Muitos estudantes mencionaram usar recursos da IA, principalmente o ChatGPT, para encontrar informações sobre temas específicos, complementando as pesquisas tradicionais em sites como Google, por exemplo.
- Alguns estudantes destacaram a capacidade do ChatGPT de fornecer respostas mais completas e detalhadas do que as encontradas em buscas convencionais.
- A IA também foi utilizada para acessar fontes confiáveis de pesquisa, apontadas pelos estudantes como sendo artigos científicos e livros.
- Em alguns casos, o ChatGPT foi usado para traduzir textos em outros idiomas.
- Organização de ideias e criação de materiais de estudo:
- Os estudantes utilizaram recursos da IA para fazer a síntese de textos, com o objetivo de facilitar a compreensão e o estudo.
- O ChatGPT foi usado para criar roteiros de estudo e cronogramas, com o objetivo de ajudar os estudantes a se organizarem para provas e trabalhos.
- Alguns estudantes utilizaram IA para gerar perguntas sobre o tema que estavam estudando.
- A IA do Canva foi utilizada para criar apresentações de slides, mapas mentais e outros materiais visuais que serviram de apoio para os estudos.
- Esclarecimento de dúvidas e auxílio na escrita:
- Os estudantes mencionaram o uso do ChatGPT para esclarecer dúvidas sobre conceitos e temas de estudos.
- Alguns estudantes utilizaram o ChatGPT para revisar e corrigir trabalhos escritos, incluindo gramática e ortografia.
- O ChatGPT foi usado para auxiliar na escrita de produções textuais diversas, fornecendo ideias e sugestões de estrutura.
- Alguns estudantes utilizaram IA para parafrasear textos para melhor compreensão.
- Realização de atividades específicas:
- Alguns estudantes mencionaram o uso de IA em atividades que exigiam o uso da tecnologia digital, como a criação de jogos, paródias e apresentações multimídia.
- O ChatGPT foi utilizado para criar código em atividades de programação.
- Em alguns casos, os professores solicitaram o uso do ChatGPT para comparar suas respostas com as informações encontradas em outras fontes.
É fundamental salientar que a análise das respostas dos estudantes indica a busca por um uso ético da IA, com muitos deles afirmando que utilizam a tecnologia como apoio às aprendizagens. A ênfase na pesquisa de fontes confiáveis e na reescrita de textos com suas próprias palavras demonstra a preocupação com a confiabilidade das informações e um uso mais consciente dos recursos da IA Generativa. Da mesma forma, muitos estudantes apontaram riscos e receios nas interações com a IA. As preocupações mais comuns foram:
- Diminuição da criatividade e do aprendizado: alguns estudantes expressam o medo de que a dependência excessiva da IA Generativa possa prejudicar sua criatividade e capacidade de aprender de forma independente. Um estudante argumenta que o uso da IA pode “diminuir minha criatividade”, enquanto outro afirma que “se o aluno depende muito das IAs, ele não consegue provar para ele mesmo que ele consegue fazer um trabalho sem ajuda”.
- Informações imprecisas ou erradas: a confiabilidade das informações geradas pela IA também é uma preocupação. Um estudante relata ter usado o ChatGPT para estudar para uma prova e ter recebido informações incorretas, enquanto outro menciona a necessidade de checar as fontes fornecidas pela IA para garantir a confiabilidade.
- Desonestidade acadêmica e plágio: a possibilidade de usar a IA para colar ou plagiar é um risco reconhecido pelos estudantes. Diversos depoimentos indicam que os estudantes entendem a importância de usar a IA de forma ética, como “inspiração e base” para seus trabalhos, e não como uma forma de “copiar e colar”. Um estudante reconhece que usar IA para “COLAR em uma atividade formal da Escola” seria “um grande desserviço para a educação”.
- Dependência excessiva da tecnologia: a preocupação de se tornar excessivamente dependente da tecnologia é evidente em alguns depoimentos. Um estudante teme “acabar virando dependente da IA e perder a essência e criatividade em meus trabalhos”.
Além dos riscos, alguns estudantes também expressam receios mais práticos:
- Bloqueio do acesso à IA nas escolas: diversos estudantes relatam que o acesso a ferramentas de IA Generativa, como ChatGPT, é bloqueado em suas escolas, o que consideram “extremamente desnecessário e prejudicial ao nosso ensino”. É importante ressaltar que a maioria dos recursos da IAGen tem idade mínima permitida de 13 ou 18 anos de idade.
- Dificuldade em utilizar as ferramentas de IA: alguns estudantes mencionam a falta de conhecimento sobre como usar as ferramentas de IAGen.
Estes resultados(3) nos ajudam no planejamento de ações que visem a um uso crítico de tais recursos, além da busca por uma medida “adequada” de apoio da IA nas produções escolares. A partir desses resultados, estamos elaborando um documento de premissas para o trabalho com recursos da IA Generativa, considerando os dados e também documentos diversos, como os relatórios publicados recentemente pela Unesco sobre as competências IA necessárias para estudantes e professores.
Antes de finalizar este texto, é importante esclarecer que a análise das questões dissertativas de todos os estudantes que participaram contou com uma equipe de quase 20 profissionais de tecnologias educacionais e também com um recurso de IA Generativa da Google, chamado NotebookLM, que auxiliou na organização dos dados a partir das respostas dos estudantes. A partir desse trabalho, foram geradas sínteses de cada questão, feita a categorização de respostas, apresentados dados quantitativos, dentre outras funcionalidades. Na interação com os dados, não houve o compartilhamento de informações sensíveis dos estudantes com recursos da IA Generativa. A validação humana foi fundamental para a confiabilidade nos resultados.
Estes dados trazem um cenário de uso bastante intrigante que exige das escolas e dos professores uma clareza dos limites e propósitos no uso de recursos da IA Generativa na comunidade escolar, a partir de critérios e argumentos que precisam ser compreendidos e acordados com todos os envolvidos. É importante ressaltar também que a próxima Programação de Verão do Centro de Formação da Vila, contará com um curso online sobre “Inteligência Artificial e suas Implicações Educacionais“, ministrado por mim, no qual será possível aprofundar questões sobre o tema, a partir de práticas já realizadas em escolas de educação básica. Dessa forma, como parte importante do trabalho com a educação digital, seguimos buscando a construção de uma relação saudável com as tecnologias digitais em geral e, em especial agora, com a inteligência artificial.
Em Tempo:
A principal diferença entre a IA Preditiva e a IA Generativa (gerado pelo ChatGPT) está em suas funções e aplicações. A IA Preditiva analisa dados passados para identificar padrões e prever eventos futuros, sendo utilizada em áreas como finanças, saúde e recomendações de consumo. A IA Generativa, em vez de apenas prever, cria novos conteúdos — como textos, imagens ou músicas — a partir de grandes conjuntos de dados. Enquanto a IA Preditiva se concentra em antecipar resultados, a IA Generativa também produz conteúdo, o que levanta questões éticas sobre autoria e autenticidade, dentre outros pontos.
(1) Os professores de todas as escolas do grupo Bioma Educação participaram de uma pesquisa similar no final de 2023.
(2) Veja a diferença entre IA Preditiva e IA Generativa ao final desta publicação. É importante diferenciar as duas tecnologias para a compreensão do fenômeno recente das IAs.
(3) É importante considerar que as respostas fornecidas pelos estudantes podem conter imprecisões ou omissões, e a interpretação das finalidades de uso da IA se baseia na análise do texto fornecido. Além disso, as respostas refletem as experiências e opiniões individuais dos estudantes, não representando necessariamente a totalidade do uso de IA no contexto escolar.
Confira a Programação de Verão 2025 do Centro de Formação da Vila.