Curso Autoinstrucional – Sejamos antirracistas: Escola e educação como agentes de transformação

por Fábio Conceição e Bianca Laurino

No Brasil, apesar de a maioria da população ser autodeclarada negra (53,7%, segundo dados oficiais do Censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), as pessoas pretas e pardas ainda se encontram em desvantagem em praticamente todos os indicadores sociais e econômicos. As razões para isso estão na estrutura racista existente em nosso país, na qual pessoas negras são sistematicamente discriminadas e prejudicadas, de forma consciente e inconsciente, intencionalmente ou não.

Vale destacar que diversas pesquisas recentes indicam que é no ambiente escolar que pessoas negras sofrem manifestações racistas pela primeira vez. Sendo assim, é dever da escola e de toda a comunidade educativa encontrar formas de enfrentar o racismo em todas as suas dimensões. 

Para fazer frente a essa urgência, o Núcleo de Diversidade e Inclusão da Bioma Educação criou, em parceria com o Centro de Formação da Vila, o curso autoinstrucional “Sejamos Antirracistas: escola e educação como agentes de transformação”.

O curso passa a fazer parte do processo de formação de toda a equipe da Bioma, tanto do âmbito pedagógico quanto administrativo. Por meio de aulas e reflexões sobre o racismo e o antirracismo em nosso país, contribuímos para o compromisso da instituição em construir uma sociedade mais justa e diversa. 

Assista aqui ao convite de Fábio Conceição.

Se você trabalha em alguma das escolas do grupo ou na Bioma Educação, faça bom proveito do curso, totalmente online e gratuito! 

O Centro de Formação oferece consultorias e desenvolve cursos sob medida, de acordo com as necessidades de cada instituição. Para solicitar esse ou outros cursos para a sua escola, entre em contato com a nossa equipe pelo Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *