Criatividade nos ateliês de Arte – a paisagem como disparadora de explorações, investigações e descobertas

por Karen Greif Amar

Pensar sobre criatividade no ensino da Arte envolve não só a vivência das crianças no ateliê da escola e tudo o que isso engloba, mas também, e principalmente, a experiência prática do professor. É urgente e necessário uma investigação mais sensível acerca de como cada professor ou professora planeja, executa e avalia suas aulas para compreender a forma como as crianças se envolvem com os diferentes momentos no ateliê, aprendendo e experimentando significativamente sobre seus processos criadores em Arte. Não é uma tarefa fácil!

Dessa forma, faz-se necessária a troca constante entre educadores para compartilhar experiências e referenciais teóricos a fim de ampliar cada vez mais as possibilidades de provocar espaços e propostas que incentivem processos de aprendizagens potentes e desafiadores, para crianças e também adultos. Refletir sobre esses momentos juntos, sobre as escolhas que fazemos – nós e as crianças – tem efeito transformador em nossa prática. 

Então, como fazer para promover essa riqueza de experiências na escola? De que maneira organizar o espaço para provocar curiosidade e participação das crianças? Como organizar conteúdos e ao mesmo tempo promover autonomia das crianças no espaço do ateliê?

É muito importante que o professor que ministra as aulas de Arte tenha uma experiência de criação em que possa vivenciar diferentes situações, incertezas em seu próprio percurso criador em Arte, para poder acompanhar as crianças em situações semelhantes com materiais ou procedimentos na escola. O conhecimento da Arte que foi e é produzida atualmente por diferentes culturas também é um forte aliado para ampliar os modos de planejar e acompanhar os processos de criação das crianças em ateliê, mas não só isso.  

Dessa maneira, a Oficina “Criatividade nos ateliês de Arte – a paisagem como disparadora de explorações, investigações e descobertas” – Parte da Programação de Verão 2025 do Centro de Formação da Vila – é um convite para refletirmos juntos como articular experiência, prática e a criação de espaços de investigação. 

Vamos partir da paisagem para experimentar alguns procedimentos, materialidades, e a partir disso, compartilhar descobertas e dúvidas, para refletir sobre intencionalidade do professor e desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Espero vocês para refletirmos juntos sobre esses aspectos.

Confira a Programação de Verão 2025 do Centro de Formação da Vila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *