Um embrulho difícil para ser aberto, quando os papéis se confundem ou se embaralham demais, diante das diferentes demandas impostas por cada instituição, num território complexo chamado escola!
Pensar no papel da liderança para construção de planos formativos para equipes reflexivas na Educação Infantil, tem sido extremamente desafiador. Em geral, este é o ciclo que absorve as pessoas recém formadas, mais jovens e, portanto, com menos experiência. O que pode ser um ganho se considerarmos este processo como oportunidade para fomentar a troca de experiências num projeto de desenvolvimento profissional.
O chão da escola continua sendo campo para a equipe de gestão observar e promover reflexões entre teoria e prática, fazer pensar, germinar ideias e colocá-las em prática, mas uma rotina cheia de funções burocráticas, facilmente se sobrepõe às práticas formativas e acaba retirando o foco de quem deveria contribuir diretamente com os avanços da equipe.
A gestão também precisa de formação e a tomada de consciência sobre esta necessidade não acontece naturalmente. É necessário conhecer processos, saber onde e como chegar. Um líder pode construir com muita facilidade ambientes onde o “medo” seja confundido com respeito, promovendo espaços de mais protagonismo às pessoas com as quais tenha mais proximidade, enquanto outras podem ficar apartadas de situações formativas que renderiam avanços para instituição como um todo.
Mas como perceber e entender amplamente as necessidades da equipe, como olhar para si e compreender as próprias dúvidas, as marcas de uma formação que talvez não tenha favorecido para si, o que se espera dos outros?
É crucial repensar percursos formativos mais assertivos, sustentar uma relação profissional de acompanhamento, estabelecida entre alguém com mais experiência com alguém que deseja adquiri-la. Quem está na liderança não pode apenas fornecer conhecimentos técnicos, mas também aconselhar, inspirar e apoiar.
Se você, assim como eu, tem responsabilidades formativas com a equipe mais jovem da escola, venha participar do curso “Não me embrulhe com seu papel! Desafios da liderança na formação de equipes reflexivas na Educação Infantil”.
Temos muito o que conversar!