blog-praticas-linguagem-anos-iniciais

Formar leitores e escritores: o desafio do professor nas séries iniciais

Quem não se lembra da sensação quase mágica de realizar a primeira leitura de uma palavra ou da satisfação plena de conseguir escrever algo que desejava? Sim, o processo de alfabetização abre novas possibilidades para a criança, mas também representa um longo caminho a ser percorrido até o domínio pleno da linguagem escrita.

Para nós, professores, o desafio também é grande! Quais são as melhores intervenções a serem feitas para ajudar o aluno neste processo? Quais são as melhores propostas e situações de aprendizagem? Para planejar boas intervenções, não basta apenas identificar no processo de um aluno ou aluna a forma como ele pensa e suas hipóteses. Muito embora esse seja um ingrediente fundamental, um bom planejamento precisa de mais do que isso.

Saber o que fazer com o que temos em mãos, ter a clareza de onde desejamos chegar e conhecer tal destino é essencial para respeitarmos processos, trabalharmos com desafios e traçarmos diferentes planos – individuais, em duplas ou grupos -, utilizando diversas práticas de linguagem.

Faz parte desta diversidade a construção de contextos variados de aprendizagens, que apresentam diferentes gêneros textuais, mas também diferentes desafios que exploram as práticas sociais de uso da linguagem.

Outras Práticas de Linguagem

A Literatura inserida nas Práticas de Linguagem, tão rica e fecunda, exige um aprofundamento dos nossos conhecimentos profissionais para poder adentrá-la, analisá-la e construir boas propostas, que permitam aos alunos pensar sobre o mundo, as relações, os tempos, os lugares e as pessoas por meio de diferentes pontos de vista.

As notícias ganharam mais destaque durante a pandemia, com grande relevância informativa e reflexiva, inclusive permitindo problematizar as fake news. Estes recursos não são novos na sala de aula, mas é importante que o professor possa ir além das leituras e debates, propondo situações de análises e indicações no ambiente social e comunicativo. Já pensamos a respeito? Seria relevante para as aprendizagens?

Outro contexto de exploração das práticas de escrita bastante conhecido pelos professores é a proposta de reescrita. No entanto, temos observado que esta situação tem sido usada habitualmente como avaliação da competência escritora dos alunos. Entendemos que seria necessário ressignificar essa prática pedagógica, que favorece outras abordagens igualmente ricas, com desafios progressivos em favor de boas reflexões sobre o ler e escrever.

Desenvolver competências dos alunos

Isto posto, uma vez que nós professores temos o principal objetivo de desenvolver competências leitoras e escritoras para a vida, faz-se necessário ampliar nosso repertório para que possamos planejar atividades que façam sentido para os alunos no dia a dia. Esta ampliação passa por reflexões sobre a escrita como objeto de conhecimento a ser explorado, vivido e refletido; como processo mental que se modifica por conflitos cognitivos, que trazem a necessidade de novas buscas para dar conta de um problema; e como um recurso que transforma o conhecimento – quando, por exemplo, uma pesquisa realizada por um grupo frutifica em orientações para reciclar o lixo dentro da escola e constrói sentido no contexto social.

Sabemos que escrever não é fácil. Precisamos tomar decisões importantes na elaboração de uma escrita e na construção de boas perguntas. As atividades que promovem interação e reflexão devem estar contempladas no nosso plano de trabalho, com propostas de planejamento, revisão textual e atividades intermediárias que envolvem o mesmo objeto de conhecimento e promovem diferentes relações. Temos um desafio formativo importante pela frente!

Curso de Práticas de linguagem

Iniciaremos em breve nosso segundo módulo do curso: Formação inicial em prática de linguagem com o foco na produção textual, pensando no caminho a ser percorrido e nos desafios da formação escritora e leitora desde pequeninos.

Fica o convite e o desejo de estarmos juntos neste período, que com certeza será de ótimas trocas, estudos e aprendizados. Esperamos vocês!

Escrito por Daniela Munerato – Coordenadora Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Viva

Clique aqui para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *