Da sequência de atividades à sequência didática: questões norteadoras no ensino das Ciências Humanas

Formador: Ricardo Buzzo

A organização do ensino no tempo pode assumir diversas modalidades que levam em conta tanto o tempo quanto o encadeamento do ensino ou da aprendizagem. Uma das modalidades muito acessadas é a da sequência didática. Mas quais são as características que essa forma de organização do ensino assume quando se trata do ensino das Ciências Humanas?
Além disso, o que compõe efetivamente uma sequência didática? Qual é a reflexão sobre a didática possível e necessária ao elaborar ou revisar uma sequência? Que critérios usar para selecionar materiais e elaborar questões que sejam potentes para que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos? Qual deve ser o fio condutor de uma sequência?
Por meio de reflexões teóricas, análise de exemplos e organização das expectativas de aprendizagem, o curso pretende contribuir para que todos consigam avançar no manejo dessa modalidade e no planejamento de suas atividades de trabalho.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Itinerante
  • Carga horária: 5 horas
  • Público alvo: Para professores e coordenadores responsáveis pelo currículo ou planejamento de atividades da área de Ciências Humanas.
REF: 245-1-1-1-1-2-1-2-1-3-3-1-3 Categoria

Descrição

Em breve!

Mapear as etapas e os procedimentos necessários à elaboração de sequências didáticas nas Ciências Humanas, as possibilidades de organização das atividades e eixo condutor do trabalho, bem como sua relação com os objetivos de aprendizagem propostos em cada caso.

•  Análise de referencial teórico
•  Análise de modelos de sequências didáticas e atividades
É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

•  Modalidades organizativas do ensino.
•  Sequência didática.
•  Elaboração de consignas de trabalho
•  Critérios para seleção de material.
•  Uso de textos, documentos e dados no ensino.

Em breve!