Uma rotina de boas provocações para crianças: práticas que ampliam os critérios na leitura e escrita

Durante o curso, o foco estará na reflexão e possibilidades de boas provocações para as crianças nas atividades de ler e escrever cotidianas. Considera-se a sala de aula um ambiente importante a ser planejado e bem utilizado em favor destas atividades. Mas o professor sempre tem dúvidas do que expor e do aproveitamento que as crianças fazem do que está nos murais.  Um  objetivo importante da escola é favorecer, por meio de propostas diversificadas, seja no grupo todo, nos pequenos grupos ou individualmente  que as crianças sigam pensando sobre a leitura e a escrita, tenham questões e respondam a estas provocações que os fazem avançar. Nesse sentido, convido vocês a planejarem junto a mim algumas propostas, considerando a idade das crianças, tempo, espaço e boas situações de aprendizagem.

 

  • Trajetória: Alfabetização, leitura e escrita/produção de texto na Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental 1- híbrida, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil - híbrida, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 5 horas
  • Público alvo: Para educadores que atuam com as classes de Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade)
REF: 245-1-1-1-1-2-1-2-1-3-1-1-1 Categoria

Descrição

Aguarde.

Elaborar práticas que podem ser utilizadas no cotidiano da Ed. Infantil em favor da leitura e da escrita,
como boas provocações para compreendermos como a criança pensa e pode avançar.

Trabalharemos com a reflexão e exemplos de atividades, bem como a possibilidade de podermos ampliá-las. Todo o
material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Abordaremos no tempo de curso os seguintes eixos:
• O desenvolvimento da criança – fases e mudanças observadas ao longo da Ed. Infantil – como ela
pensa e hipóteses diferentes. O que fazer com a diversidade?
• Ler e escrever- qual o tempo destinado e o que se espera dos pequenos desse segmento.
• Planejamento – como o professor se prepara para boas provocações. Como fazer esse planejamento?

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: