Quem manda aqui sou eu? A dúvida da família contemporânea.

Formadora:  Andrea Polo

É crescente o número de atendimentos que temos feito as famílias que nos procuram para ajudá-las a pensar sobre o papel da autoridade na educação de seus filhos. Ora permissivos, ora esperando uma “receita milagrosa” para que as crianças aprendam a conviver sem desafiá-los, explicitam claramente suas angústias à medida que se deparam com as imposições infantis e, como adultos, se veem perdidos, sem saber como agir.
Discutiremos o papel da orientação educacional como potente apoio no processo de formação das famílias para um amplo projeto institucional.

  • Trajetória: Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Para quem não começou ontem como orientador ou coordenador pedagógico, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: Para coordenadores e professores de Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade)
REF: 245-1-1 Categoria

Descrição

Em breve!

Apresentar o papel dos adultos na formação das crianças.
Discutir as relações estabelecidas entre escola e família.
Tratar do alcance da Orientação Educacional diante de um projeto de formação de pais, a longo prazo.
Definir como a autoridade se sustenta (ou não) nos lares contemporâneos.
A partir de reflexões em grupo, exposição do trabalho e leituras, discutiremos o papel da orientação educacional como potente apoio no processo de formação de pais para um amplo projeto institucional.
É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
– Apresentação do projeto pedagógico (expectativas individuais e princípios da escola).
– Adaptação (olhar do orientador diante das diferentes necessidades dos pais e professores).
– Instâncias formativas disponíveis na escola.
– Preparação de uma entrevista, acompanhamento e devolutiva.

Em breve!

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: