Descrição
Data: 16 de maio de 2020
Local: Escola Parque – R. Marquês de São Vicente, 455 – Rio de Janeiro – RJ – 22451-041 – Clique aqui!
08h00 – 08h30: Credenciamento
08h30 – 11h30: Curso
11h30 – 12h00: Intervalo para lanche (incluso)
12h00 – 14h00: Curso
- Compreender os critérios que norteiam os agrupamentos entre as crianças, em função das propostas e dos desafios colocados
- Identificar instrumentos de acompanhamento dos avanços de cada um
- Refletir sobre as diferentes modalidades de intervenção docente – na leitura e na escrita – que apoiam o processo de reflexão das crianças
- Concepção de alfabetização – alguns pressupostos teóricos com base na Psicogênese da Língua Escrita e estudos recentes;
- Conceito de agrupamentos produtivos para a aquisição da leitura e da escrita pelas crianças;
- Instrumentos de acompanhamento da aprendizagem dos alunos – registros e documentação do professor;
- Modalidades de intervenção docente nas situações de leitura: intervenções com base em contextos verbais e contextos materiais que apoiam a reflexão sobre o que está escrito e o que se pode ler; intervenções com base nas informações que os alunos dispõem: qual é qual? Onde está escrito? O quê está escrito;
- Modalidades de intervenção docente nas situações de escrita: intervenções que apoiam a reflexão dos alunos sobre para quê escrever? O que escrever? Como escrever (com base em outras escritas conhecidas).
- Apresentação dos pressupostos teóricos
- Tematização da prática – FOCO: situação de leitura pelas crianças com questões norteadoras – sobre agrupamentos produtivos e intervenções pelo professor
- Análise e discussão coletiva de instrumento de registro do professor com base em produção das crianças (escrita e leitura) por meio de roteiro
- Tematização da prática (com transcrição) – FOCO: situação de escrita pelas crianças com questões norteadoras –
- Situação de sistematização – tópicos e principais conteúdos vivenciados ao longo do encontro
- Planejamento pelo professor: o que muda em sua prática como alfabetizador? – avaliação final do curso
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
VALOR:
até 16/04/2020 | a partir de 17/04/2020 | |
Itinerante Rio de Janeiro | R$ 439,00 | R$ 482,00 |
Forma de pagamento:
– Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$50,00.
– Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos presencial
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias + 4 cursos outono/primavera/itinerante + estágio 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
- Trajetória: Trajetória 2 anos – presencial – livre