Alfabetização inicial: o papel do professor e as aquisições das crianças

Formador: Debora Perillo Samori

Este curso traz como foco as condições que precisam ser garantidas pelo professor para que as crianças avancem em suas reflexões sobre a leitura e a escrita. Serão discutidas algumas questões, como: o que considero para planejar os agrupamentos entre as crianças em função da variação dos desafios? Como garanto o acompanhamento dos avanços de cada uma? Quais são as diferentes modalidades de intervenção que posso fazer para apoiar o processo individual de reflexão sobre a leitura e a escrita?

A ideia é utilizar a tematização da prática docente e alguns instrumentos de planejamento e documentação cotidianos para problematizar e discutir essas questões.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Itinerante
  • Dia: 16/05/2020
  • Carga horária: 05 horas
  • Público alvo: Para professores e demais profissionais do Ensino Fundamental 2, além de outros interessados em entender a adolescência e seus desafios.
  • Valor: R$ 439,00 até 16/04/2020 R$ 482,00 a partir de 17/04/2020
REF: 245-2-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-3-1-1-1-1-1-1-2-1-9-1-1-1 Categoria

Descrição

Data: 16 de maio de 2020

Local: Escola Parque – R. Marquês de São Vicente, 455 – Rio de Janeiro – RJ – 22451-041 – Clique aqui!   

08h00 – 08h30: Credenciamento 
08h30 – 11h30: Curso
11h30 – 12h00: Intervalo para lanche (incluso)
12h00 – 14h00: Curso

  • Compreender os critérios que norteiam os agrupamentos entre as crianças, em função das propostas e dos desafios colocados
  • Identificar instrumentos de acompanhamento dos avanços de cada um
  • Refletir sobre as diferentes modalidades de intervenção docente – na leitura e na escrita – que apoiam o processo de reflexão das crianças
  • Concepção de alfabetização – alguns pressupostos teóricos com base na Psicogênese da Língua Escrita e estudos recentes;
  • Conceito de agrupamentos produtivos para a aquisição da leitura e da escrita pelas crianças;
  • Instrumentos de acompanhamento da aprendizagem dos alunos – registros e documentação do professor;
  • Modalidades de intervenção docente nas situações de leitura: intervenções com base em contextos verbais e contextos materiais que apoiam a reflexão sobre o que está escrito e o que se pode ler; intervenções com base nas informações que os alunos dispõem: qual é qual? Onde está escrito? O quê está escrito; 
  • Modalidades de intervenção docente nas situações de escrita: intervenções que apoiam a reflexão dos alunos sobre para quê escrever? O que escrever? Como escrever (com base em outras escritas conhecidas).
  • Apresentação dos pressupostos teóricos 
  • Tematização da prática – FOCO: situação de leitura pelas crianças com questões norteadoras – sobre agrupamentos produtivos e intervenções pelo professor 
  • Análise e discussão coletiva de instrumento de registro do professor com base em produção das crianças (escrita e leitura) por meio de roteiro 
  • Tematização da prática (com transcrição) – FOCO: situação de escrita pelas crianças com questões norteadoras –
  • Situação de sistematização – tópicos e principais conteúdos vivenciados ao longo do encontro 
  • Planejamento pelo professor: o que muda em sua prática como alfabetizador? – avaliação final do curso 

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

VALOR:

até 16/04/2020a partir de 17/04/2020
Itinerante Rio de JaneiroR$ 439,00R$ 482,00


Forma de pagamento:

– Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$50,00.
– Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.