Atelieristas em trama: histórias, práticas e concepções

Formador: Flora Sipahi Pires Martins Figueiredo

Neste curso, pretendemos abrir a trama que abarca a função dos professores atelieristas e puxar os fios das histórias, concepções e práticas ligadas a estes profissionais. Por meio de vivencias práticas, teóricas e reflexivas, buscaremos situar histórica e teoricamente as concepções que nortearam a criação desta função nas escolas de Reggio Emilia bem como evidenciar novos contornos e possibilidades ligadas aos atelieristas em variados contextos de aprendizagem.

  • Trajetória: Arte e o brincar na Educação Infantil - híbrida, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Para quem não começou ontem como orientador ou coordenador pedagógico, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Trajetória livre estudante - 1 ano híbrida
  • Tipo: Presencial
  • Dia: 25/04/2020
  • Carga horária: 5 horas
  • Público alvo: Para professores e coordenadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e interessados em arte/educação.
  • Valor: R$ 439,00 até 26/03/2020 R$ 482,00 a partir de 27/03/2020
REF: 245-1-1-1-1-2-1-2-2-1-2-2-1-2 Categoria

Descrição

Data: 25 de Abril de 2020
Local: Escola Viva –  R. Casa do Ator, 836 – Vila Olímpia-  São Paulo/SP- Clique aqui!

08h00 – 08h30: Credenciamento
08h30 – 11h00: Curso
11h00 – 11h30: Intervalo para lanche (incluso)
11h30 – 14h00: Curso

  • Conhecer mais sobre a história e sobre as concepções de educação relacionadas ao papel dos atelieristas; 
  • Conhecer práticas de alguns atelieristas;
  • Entrar em contato com o próprio processo criativo por meio da exploração de materiais, técnicas e linguagens;
  • Exercitar a dimensão prático-reflexiva durante os momentos de ateliê (julgar, decidir, realizar ações);
  • Imaginar novas maneiras de lidar com situações didáticas a partir do contato com linguagens expressivas. 
  • Ateliê como lugar de experiência: cantos de trabalho
  • A dimensão estética como ativadora de aprendizagens
  • O cuidado com os espaços e materiais
  • Escuta atenta e documentação pedagógica
  • O papel dos atelieristas: história e concepções
  • Atelieristas: práticas e novas possibilidades
  • Arte como manifestação poética

Ao considerar o ateliê como lugar onde o artista – aqui o artista é o ser humano, não é uma classe particular em especial – toma consciência de seu fazer e de sua profissão (JARDIM, 2009) e como lugar no qual o cérebro, as mãos, as sensibilidades, as racionalidades, as emoções e o imaginário trabalham em estreita cooperação (VECCHI, 2017, p.24) será proposto um ateliê em que os participantes serão convidados a exercitar a dimensão prático-reflexiva durante o fazer e no contato com determinadas ideias, linguagens e materialidades.

Será feita uma apresentação expositiva sobre a história, as concepções e práticas ligadas à função dos atelieristas assim como a apreciação e discussão de vídeos relacionados aos conceitos de “manifestação poética”, “dimensão estética” e “criatividade” .Tanto nos momentos de criação como de discussão pretende-se trabalhar ora como o grupo todo, ora em agrupamentos menores e também de maneira individual.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

VALOR:

até 26/03/2020a partir de 27/03/2020
Presencial – 5hrs.R$439,00R$482,00


Forma de pagamento:

– Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$150,00.
– Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: