A contemporaneidade, o adolescente, a família e a escola: ações possíveis

Formador: Fermín Damirdjian e Angela de Crescenzo

As transformações culturais da nossa época são intensas e rápidas. Professores e educadores em geral sabem que é inevitável considerar as características próprias da faixa etária de seus alunos, tanto no dia a dia da sala de aula quanto na estruturação do currículo  escolar. Mas quais estratégias didáticas podem contemplar esses desafios? Como uma escola pode estruturar seu currículo considerando as características desta época tão plena de mudanças? Devemos ensinar como sempre ensinamos ou precisamos reinventar totalmente a nossa prática? As inovações devem ser focadas nos alunos ou a relação entre a escola e as famílias também deve ser repensada? Essas e outras questões serão abordadas neste curso, com o auxílio de pensadores como Zygmunt Bauman, Meirieu, Joel Birman, Puig, Cesar Coll entre outros. 

  • Trajetória: Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: Para diretores, coordenadores, orientadores e professores de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e educadores em geral.
REF: 245-2-1-2-2-1-2-1-1-1-1-1-1-1-1-1 Categoria

Descrição

Em breve.

O curso pretende promover troca de experiências e reflexões teóricas e práticas dos professores e orientadores que atuam com esta faixa etária  frente aos desafios da contemporaneidade
  • Exposições teóricas
  • Análise e discussão de experiências, estratégias  relacionadas ao desenvolvimento  do trabalho com moralidade e estudo de caso

É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

  • Características da faixa etária.
  • Como estas características pode estar presentes nas estratégias utilizadas em aula. No que elas podem auxiliar os educadores que atuam com os alunos.
  • O papel e a atuação  do orientador educacional, coordenador.
  • É possível, é necessário organizar um currículo ou ações para atuar com os adolescentes considerando as questões contemporâneas?
  • A relação escola e a família, deve ser repensada?

Em breve.

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: