Descrição
Agenda
Em breve.
Objetivos
As investigações na área da Didática da Matemática apontam alguns caminhos na organização das situações de ensino/aprendizagem. Esse curso favorecerá momentos de reflexão sobre essas contribuições visando os seguintes objetivos:
- Identificar os princípios didáticos que norteiam uma concepção construtivista de ensino aprendizagem nas aulas de matemática.
- Analisar as intervenções docentes que potencializam uma aprendizagem significativa do conhecimento.
- Criar novas observáveis para o professor sobre a concepção didática que sustentará um olhar construtivista sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática.
- Refletir sobre o valor das discussões, da argumentação e da elaboração de justificativas na aprendizagem da Matemática.
- Ampliar as reflexões sobre os sentidos e significados da resolução de problemas na perspectiva da Didática da Matemática
- Analisar estratégias de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática: os jogos, as discussões, as sequências didáticas
- Refletir sobre maneiras de considerar a diversidade na organização das propostas de ensino e aprendizagem
Metodologia
- Análise de sequências didáticas;
- Análise de produções de alunos;
- Análise e discussão das intervenções de professor por meio de vídeo;
- Leitura e discussão de textos teórico.
É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet).
Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Programa
- Os princípios da Didática da Matemática ;
- O trabalho com sequências didáticas;
- As interações nas aulas de matemática- papel dos alunos e da professora;
- O trabalho com jogos;
- A diversidade como inerente ao processo de ensino e aprendizagem.
Valores
Em breve.
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
A gestão de sala de aula no Fund.1
- Segmento: Fund.1
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
-
Temas para uma boa formação geral do educador
- Segmento: Professores de Ed. Infantil e Fund.1
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias, 4 cursos primavera/outono/itinerante/ estágio de 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos presencial
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias + 4 cursos outono/primavera/itinerante + estágio 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
- Trajetória: Trajetória 2 anos – presencial – livre