Gestão Participativa: uma possibilidade para a escola do Século XXI

Formador: Sergio Porfírio

As novas formas de se relacionar, as novas configurações familiares e a atual organização das relações de trabalho no mundo apontam para a necessidade de  reflexões na gestão das escolas.  O trabalho pedagógico não deve estar desassociado do administrativo e vice-versa; uma efetiva gestão necessita alinhar de forma transparente os processos, os sistemas e as pessoas. Como isso pode acontecer? Qual a importância desse alinhamento para o bem estar de todos e para o crescimento institucional? Como se posicionar perante às demandas das famílias na atualidade? Estes e outros temas serão apresentados e discutidos.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 05 horas
  • Público alvo: Para gestores de instituições educacionais - diretores pedagógicos, diretores gerais, coordenadores, supervisores ou qualquer pessoa que ocupe cargo com responsabilidade de coordenar processos, sistemas e pessoas, que habitualmente tem pouco tempo para as trocas com seus pares.
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Descrição

Em breve

Em um panorama conceitual e de vivências o curso pretende promover reflexões e avanços dos interessados para a atuação de forma participativa na gestão escolar frente aos desafios do século XXI.

  • Gestão Autoritária X Gestão Participativa.
  • O Administrativo e o Pedagógico
  • Gestão por Competência
  • A sociedade do século XXI
  • As novas configurações familiares e a interface com a escola
  • A Gestão Participativa e a admissão de novos alunos
  • Análise de referencial teórico
  • Análise de experiências e estudo de caso
  • Vivência

Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Em breve