Reescrever textos – Quando, como, por quê?

Formador: Claudia Tenório Cavalcanti

Já há muito tempo a reescrita de textos é anunciada como uma tarefa escolar importante na ampliação da compreensão da escrita pelos estudantes. Mas decidir quando e como propor não é uma tarefa simples. Não basta que o aluno reescreva, é fundamental propor situações de análises do texto fonte e planejar diferentes propostas de reescrita, além da versão canônica.  Há certas condições e intervenções didáticas cruciais para potencializar essas situações, com os mais variados objetivos: refletir sobre o texto literário e sua linguagem, aproximar-se de determinado gênero, melhorar a fluência leitora, escrever com clareza considerando a situação de comunicação em pauta, entre outros.

Com base em vivências, análises de propostas didáticas, produções infantis e exposições teóricas, o curso promove uma reflexão sobre o papel da leitura de textos literários versus sua reescrita, tematiza critérios para a seleção de textos a reescrever, oferece propostas de produção e leitura e analisa e discute algumas situações didáticas.

  • Trajetória: Alfabetização, leitura e escrita/produção de texto na Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental 1- híbrida, Ortografia, gramática e revisão na produção de textos - híbrida, Para ensinar a produzir bons textos: ortografia, gramática e revisão - híbrida, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: Para profissionais que atuam na série final de Educação Infantil (alunos de 5 anos de idade) e nas séries iniciais do Ensino Fundamental I (alunos de 6 a 8 anos de idade).
REF: 245-1-1-1-1-2-2-1-1-1-1-1-1-1-1 Categoria

Descrição

Em breve.

O objetivo deste curso é tematizar a reescrita de textos como importante situação didática que potencializa tanto a atuação escritora das crianças, como a análise de textos literários e suas características. Nesse sentido, analisaremos um conjunto de aspectos didáticos, entre eles, os conteúdos envolvidos nas tarefas de produção textual que são evidenciados e potencializados pela reescrita de um determinado tipo de texto.

Com base em vivências, análises de propostas didáticas, produções infantis e exposições teóricas, o curso promove uma reflexão sobre o papel da produção e da leitura de textos conhecidos, tematiza critérios para a seleção de textos a reescrever, oferece propostas de produção e leitura e analisa e discute algumas situações didáticas.

É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

  • O reescrever como ferramenta potente para formação escritora: funções e condições;
  • Procedimentos escritores: planejar, textualizar e revisar;
  • O papel dos textos intermediários no ensino conteúdos da língua escrita;
  • A reescrita como ferramenta para aproximar os alunos da qualidade estética dos textos literários.

Em breve.

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: