A capoeira e as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

Formador: Marcos Santos Mourão e Denis Prado

Essa formação inaugural do Setor de Esportes da Escola da Vila tem como objetivo contribuir para a formação dos professores que estão inseridos no universo escolar e que têm interesse em tratar sobre a temática da capoeira e das práticas corporais de aventura na escola, fornecendo suporte teórico e prático para que possam elaborar e discutir formas e estratégias de abordar estes conteúdos, ao longo do Ensino Fundamental, em suas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Ao longo do curso, serão apresentados os princípios norteadores e a metodologia desenvolvida na Escola da Vila com as práticas corporais de aventura e capoeira, bem como os principais eventos organizados pelo setor de Esportes.

 

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: Este curso é voltado para os professores de Educação Física do Ensino Fundamental 1 e 2 (Práticas Corporais de Aventura) e professores de capoeira e Educação Física do Ensino Fundamental 1.
REF: 245-1-1-1-1-2-2-1-1-1 Categoria

Descrição

Em breve

Em relação à capoeira  

  • Compreender a capoeira enquanto manifestação cultural produzida pelo Brasil. 
  • Promover a compreensão da capoeira enquanto conteúdo da cultura corporal de movimento bem como a sua importância para a Educação Física escolar.
  • Conceituar as expressões “Capoeira da Escola” e “Capoeira na Escola”, bem como as implicações acerca destas temáticas.
  • Analisar a Base Nacional Comum Curricular, utilizando-os como referências para pensar o planejamento do conteúdo de Capoeira, reconhecendo o caráter referencial e não obrigatório do documento.
  • Planejar e desenvolver estratégias para o ensino da Capoeira, no ensino Fundamental 1. 
  • Possibilitar e experimentar diversas práticas de ensino e aprendizagem no conteúdo Capoeira, tratando o conhecimento de forma contextualizada, tendo em conta a realidade social e cultural deste conteúdo.
  • Apresentar o curso de extensão realizado na Escola da Vila, os princípios norteadores, objetivos e estratégias de aula. 
  • Apresentar os principais eventos realizados na Capoeira da Escola da Vila: dia do Esporte, Festival Intercolegial (Olim Vila), Festival e Entrega de Cordas (Batizado). 

Em relação às práticas corporais de aventura

  • Perceber a Prática Corporal de Aventura (PCA) como manifestação cultural emergente no Brasil. 
  • Olhar para a PCA e inseri-las na Educação Física
  • Separar o que é PCA na televisão, mídias, …, das PCA na Escola
  • Analisar a Base Nacional Comum Curricular como um referencial, um norteador e jamais como uma camisa de força
  • Planejar e desenvolver estratégias para o ensino das PCA, no ensino Fundamental 1 e 2. 
  • Experimentar e digerir algumas práticas de ensino das PCA, tratando o conhecimento de forma contextualizada, com relação a regionalidade e cultura de cada conteúdo.
  • Apresentar o curso de extensão realizado na Escola da Vila, os princípios norteadores, objetivos e estratégias de aula. 
  • Apresentar os principais eventos realizados de Escalada na Escola da Vila: dia do Esporte, Festival Intercolegial (Olim Vila), Festivais e Saída para a Escalada em Rocha.

Ao longo do curso serão oferecidas partes teóricas e práticas. Na parte teórica serão apresentadas a parte didática, metodológica e organizacional da Capoeira e das PCA na Escola da Vila. Na parte prática serão desenvolvidas duas oficinas de Capoeira e duas de PCA, podendo estas serem desenvolvidas separadamente e simultaneamente caso o número de alunos ultrapasse dezesseis pessoas. 

Todo o material gráfico será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Capoeira e cultura corporal

Capoeira e Educação

Aplicação didático-pedagógica no ensino da Capoeira

Aplicação metodológica da Capoeira

Práticas Corporais de Aventura (PCA) e a Cultura Corporal

PCA e Educação

Aplicação didático-pedagógica no ensino da PCA

Aplicação metodológica das PCA

Em breve