Descrição
Em breve
Em relação à capoeira
- Compreender a capoeira enquanto manifestação cultural produzida pelo Brasil.
- Promover a compreensão da capoeira enquanto conteúdo da cultura corporal de movimento bem como a sua importância para a Educação Física escolar.
- Conceituar as expressões “Capoeira da Escola” e “Capoeira na Escola”, bem como as implicações acerca destas temáticas.
- Analisar a Base Nacional Comum Curricular, utilizando-os como referências para pensar o planejamento do conteúdo de Capoeira, reconhecendo o caráter referencial e não obrigatório do documento.
- Planejar e desenvolver estratégias para o ensino da Capoeira, no ensino Fundamental 1.
- Possibilitar e experimentar diversas práticas de ensino e aprendizagem no conteúdo Capoeira, tratando o conhecimento de forma contextualizada, tendo em conta a realidade social e cultural deste conteúdo.
- Apresentar o curso de extensão realizado na Escola da Vila, os princípios norteadores, objetivos e estratégias de aula.
- Apresentar os principais eventos realizados na Capoeira da Escola da Vila: dia do Esporte, Festival Intercolegial (Olim Vila), Festival e Entrega de Cordas (Batizado).
Em relação às práticas corporais de aventura
- Perceber a Prática Corporal de Aventura (PCA) como manifestação cultural emergente no Brasil.
- Olhar para a PCA e inseri-las na Educação Física
- Separar o que é PCA na televisão, mídias, …, das PCA na Escola
- Analisar a Base Nacional Comum Curricular como um referencial, um norteador e jamais como uma camisa de força
- Planejar e desenvolver estratégias para o ensino das PCA, no ensino Fundamental 1 e 2.
- Experimentar e digerir algumas práticas de ensino das PCA, tratando o conhecimento de forma contextualizada, com relação a regionalidade e cultura de cada conteúdo.
- Apresentar o curso de extensão realizado na Escola da Vila, os princípios norteadores, objetivos e estratégias de aula.
- Apresentar os principais eventos realizados de Escalada na Escola da Vila: dia do Esporte, Festival Intercolegial (Olim Vila), Festivais e Saída para a Escalada em Rocha.
Ao longo do curso serão oferecidas partes teóricas e práticas. Na parte teórica serão apresentadas a parte didática, metodológica e organizacional da Capoeira e das PCA na Escola da Vila. Na parte prática serão desenvolvidas duas oficinas de Capoeira e duas de PCA, podendo estas serem desenvolvidas separadamente e simultaneamente caso o número de alunos ultrapasse dezesseis pessoas.
Todo o material gráfico será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Capoeira e cultura corporal
Capoeira e Educação
Aplicação didático-pedagógica no ensino da Capoeira
Aplicação metodológica da Capoeira
Práticas Corporais de Aventura (PCA) e a Cultura Corporal
PCA e Educação
Aplicação didático-pedagógica no ensino da PCA
Aplicação metodológica das PCA
Em breve
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos presencial
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias + 4 cursos outono/primavera/itinerante + estágio 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
- Trajetória: Trajetória 2 anos – presencial – livre