Descrição
Agenda
Em breve!
Objetivos
- Por meio de fundamentação teórica e análise de práticas em salas de aula, pretendemos compartilhar estratégias didáticas no trabalho com os meios digitais na sala de aula das séries finais do Ensino Fundamental 1.
- Discutir/analisar intervenções didáticas do professor que possam potencializar e dar sentido ao uso dos meios digitais durante as aulas.
- Contribuir para a formação de usuários críticos dos meios digitais.
Programa
Conteúdos
- Concepções acerca do trabalho com meios digitais em sala de aula.
- Estratégias de ampliação do trabalho com buscadores de internet.
- Sites e pesquisas online: o trabalho com visitas guiadas.
- Conteúdo em vídeo: YouTube.
Cronograma de atividades
- Ideias iniciais: concepções sobre meios digitais em sala de aula.
- Oficina: busca de imagens na internet.
- Oficina: visita guiada a sites.
- Problematização e análise de propostas.
- Canais de vídeos e a produção de conteúdo pelos alunos.
- Ideias de ações no contexto de cada participante.
Referenciais teóricos
- O ingresso nas culturas do escrito, Autora: Emilia Ferreiro, Editora Cortez.
- Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Autor: COLL, César; MONEREO, Carles; Editora: Artmed.
- Las TIC en la escuela, nuevas herramientas para viejos y nuevos problemas. Autores: GOLDIN Daniel; KRISCAUTZKY, Marina; PERELMAN, Flora.
- Herramientas para enseñar a leer y producir en medios digitales. Autoras: Flora Perelman e Vanina Estévez. Editora Aique.
- Enseñando a leer en Internet: pantalla y papel en las aulas. Coordenadora: Flora Perelman. Editora Aique.
Metodologia
- Apresentação/fundamentação teórica acerca do tema.
- Exploração e apresentação de práticas de trabalho com meios digitais realizadas em séries finais de F1.
- Análise das práticas apresentadas e ampliação de possibilidades de trabalho no contexto de cada participante.
Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Valores
Em breve!
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos presencial
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias + 4 cursos outono/primavera/itinerante + estágio 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
- Trajetória: Trajetória 2 anos – presencial – livre