Grupos: problema ou solução na mobilização dos adolescentes para aprendizagem?

Formador: Fermín Damirdjian

O sujeito contemporâneo se vê diante de uma contingência socialq em profundas transformações. Isso vale tanto para alunos como para educadores. A escola, mais do que nunca, explora possibilidades para captar o envolvimento de seus estudantes. Mas que recursos podem ser colocados em prática, e que auxiliem nessa tarefa? Este curso busca uma aproximação a esse desafio, amparado nas leituras de Bernard Charlot sobre a diferenciação entre motivação e mobilização, para assim pensar os efeitos possíveis de uma estratégia específica, porém muito praticada: as atividades em grupo. Quais são exatamente as habilidades desenvolvidas pelos alunos com esse dispositivo didático? O que é mais apropriado: grupos homogêneos ou heterogêneos? Grupos que existem em função de cada trabalho, ou um grupo fixo que realize as produções de todas as disciplinas?  O curso busca compartilhar a experiência da Escola da Vila nos diferentes formatos e situações em que o dispositivo grupal vem sendo empregado, e seus diversos resultados. 

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 05 horas
  • Público alvo: Para coordenadores, orientadores e professores de F2 e EM
REF: 245-2-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-3-1-1-1-1-1-1-2-2-1-2-1-1-2-2-1-1-1 Categoria

Descrição

Em breve

  • Aprofundar o conhecimento a respeito dessa prática tão frequente na vida escolar.
  • Explorar as possibilidades e limitações das produções coletivas. 
  • Mapear as bases teóricas da construção coletiva de conhecimento
  • Discussões teóricas a partir da fundamentação dos trabalhos em grupo, desde as assembleias até a produção de trabalhos acadêmicos. 
  • Trabalhos em pequenos grupos.
  • Análise das competências desenvolvidas em grupo, a partir dos documentos de ensino chilenos.
  • Análise das experiências realizadas na escola.
  • Análise de propostas elaboradas pelos participantes.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Em breve