Ensinar a pesquisar e ensinar pesquisando

Formador: Ricardo Buzzo

Muitas vezes a proposta de atividades de pesquisa está diretamente orientada ao tema ou conteúdo conceitual que está sendo trabalhado. Mas o que é essa pesquisa que se pede? Qual suporte oferecer ao aluno? O que mais ele estará aprendendo ao realizar sua busca? O que levar em conta quando avaliar essa produção? Por meio de observações, exercícios práticos e contato com conceitos didáticos, o curso pretende provocar uma reflexão sobre as estratégias para desenhar atividades que contribuam para um aluno progressivamente autônomo no que se refere a levantamento e crítica de fontes, sistematização de informações e elaboração de um produto final. Para isso, é importante pensar numa progressão ao longo dos ensinos Fundamental II e Médio, pensando na formação de um cidadão crítico e capaz de, diante de uma questão qualquer, saber se localizar e produzir respostas satisfatórias e coerentes.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: A professores de Ensino Fundamental 2 e Médio.
REF: 245-2-1-2-2-1-1-1-1-1-1 Categoria

Descrição

Em breve.

Mapear os objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação pertinentes a propostas de pesquisa, bem como estratégias didáticas potentes para garantir aos alunos a ampliação de repertório e procedimentos autônomos de pesquisa.

  • Análise de referencial teórico.
  • Análise de aulas e atividades didáticas.
  • Elaboração de atividades de pesquisa.

É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

  • Critérios de realização e critérios de êxito.
  • Possíveis andaimes à atividade de pesquisa.
  • Objetivos de aprendizagem pertinentes ao processo de pesquisa.
  • Situações comunicativas no processo de pesquisa.

Em breve.