Olhares poéticos – uma conversa entre crianças e poesia na Educação Infantil

Formador: Natália da Cruz 

Neste curso, vamos discutir a relação das crianças com a poesia na Educação Infantil.

Ao longo da escolaridade, as crianças têm a oportunidade de brincar de recitar, olhar para as diferentes possibilidades da relação que se constrói entre livro, rimas, autores, imagens… Dessa forma, construímos um repertório com nossos alunos e alunas para um mergulho estético cada vez mais autoral e profundo. Apresentaremos atividades e sequências didáticas da Educação Infantil que favorecem a construção desses olhares poéticos ao longo da escolaridade.

  • Trajetória: Alfabetização, leitura e escrita/produção de texto na Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental 1- híbrida, Arte e o brincar na Educação Infantil - híbrida, Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil - híbrida, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre, Trajetória livre estudante - 1 ano híbrida, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil, Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil - híbrida
  • Tipo: Itinerante
  • Carga horária: 05 horas
  • Público alvo: Para profissionais que atuam nas classes de Educação Fundamental 1
REF: 245-2-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-3-1-1-1-1-1-1-2-2-1-2-1-1-2-1-1 Categoria

Descrição

Em breve!

  • Apresentar o trabalho estético realizado com poesia na Educação Infantil.
  • Discutir com os participantes os processos de apropriação individuais a partir da experiência de cada um.
  • Analisar a produção das crianças.
  • A poesia na Educação infantil.
  • As diferentes relações estéticas com o gênero poético (canções, brincadeiras, rimas…).
  • Análise de títulos.
  • Reflexões individuais a partir da experiência construída com a poesia por cada um.

Apresentar o trabalho estético realizado com poesia na Educação Infantil.
Discutir com os participantes os processos de apropriação individuais a partir da experiência de cada um.
Analisar a produção das crianças.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Em breve!

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: