Descrição
Agenda
Em breve!
Objetivos
- Discutir a importância dos jogos e das brincadeiras para a aprendizagem de língua estrangeira.
- Problematizar o uso significativo de jogos e brincadeiras na aula de língua estrangeira.
- Repensar o lugar do jogo nas aulas de LE.
Programa
- Vivência de alguns jogos
- Análise de intervenções e variáveis didáticas
- Análise de sequências didáticas
Metodologia
Bloco 1: Discussão coletiva sobre a importância dos jogos e das brincadeiras para a aprendizagem de língua estrangeira.
- Discussão sobre: Qual a diferença entre aprender brincando e brincar aprendendo?
- Exposição oral sobre as principais questões que envolvem o brincar nas aulas de língua, tendo como apoio textos referências, que fomentam a discussão e problematizam a temática.
- Elaboração coletiva, que responda à questão proposta inicialmente.
Bloco 2: Problematização da questão: Como os jogos e as brincadeiras podem contribuir para a aprendizagem eficaz das quatro habilidades?
- Análise de situações de jogos em pequenos grupos.
Bloco 3: Criação coletiva de um repertório de brincadeiras e jogos.
- Desenho de uma situação de jogo ou brincadeira, pensando nos objetivos, na justificativa e na descrição.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Valores
Em breve!
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos presencial
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias + 4 cursos outono/primavera/itinerante + estágio 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
- Trajetória: Trajetória 2 anos – presencial – livre