Ensinando a navegar: estratégias de sala de aula para formar usuários críticos de internet

A navegação que os alunos realizam na internet é um fato, e não podemos negar as potencialidades que esse uso também pode trazer às aulas de diferentes áreas do conhecimento. Considerando esse cenário, algumas questões parecem importantes: qual é o papel da escola nesse universo digital? Que estratégias utilizar para potencializar o uso da internet na escola visando a gradativa construção de usuários mais críticos e autônomos? Como utilizar recursos online – como pesquisa em sites, uso de buscadores e canais do YouTube – nas práticas em sala de aula de forma reflexiva e contextualizada?

Nesse curso analisaremos estratégias que ampliem as possibilidades de trabalho com internet em sala de aula, tendo como princípio a formação de usuários mais críticos.

  • Trajetória: A gestão de sala de aula no Fund.1 - híbrida, Temas para uma boa formação geral do educador - presencial, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 5 horas
  • Público alvo: Para profissionais que atuam em séries finais do Fundamental 1 e interessados em propostas que assumem a tecnologia na produção de conhecimento em sala de aula.
REF: 245-1-1-1-1-2-1-2-1-3-3-1-1 Categoria

Descrição

Aguarde.

• Por meio de fundamentação teórica e análise de práticas em salas de aula, pretendemos compartilhar
estratégias didáticas no trabalho com os meios digitais na sala de aula das séries finais do Ensino Fundamental 1.
• Discutir/analisar intervenções didáticas do professor que possam potencializar e dar sentido ao uso dos meios digitais durante as aulas.
• Contribuir para a formação de usuários críticos dos meios digitais.

Apresentação/fundamentação teórica acerca do tema.
A navegação que os alunos realizam na internet é um fato, e não podemos negar as potencialidades
que esse uso também pode trazer às aulas de diferentes áreas do conhecimento. Considerando esse
cenário, algumas questões parecem importantes: qual é o papel da escola nesse universo digital? Que
estratégias utilizar para potencializar o uso da internet na escola visando a gradativa construção de
usuários mais críticos e autônomos? Como utilizar recursos online – como pesquisa em sites, uso de
buscadores e canais do YouTube – nas práticas em sala de aula de forma reflexiva e contextualizada?
Nesse curso analisaremos estratégias que ampliem as possibilidades de trabalho com internet em sala de aula, tendo como princípio a formação de usuários mais críticos.
• Exploração e apresentação de práticas de trabalho com meios digitais realizadas em séries finais de F1.
• Análise das práticas apresentadas e ampliação de possibilidades de trabalho no contexto de cada participante.
É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

• Concepções acerca do trabalho com meios digitais em sala de aula.
• Estratégias de ampliação do trabalho com buscadores de internet.
• Sites e pesquisas online: o trabalho com visitas guiadas.
• Conteúdo em vídeo: YouTube.