A contemporaneidade, o adolescente, a família e a escola: ações possíveis


Para professores e gestores de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. 

Formadores: Fermín Damirdjian e Cristina Machado Maher

O curso pretende promover troca de experiências e reflexões teóricas e práticas dos professores e orientadores que atuam com esta faixa etária  frente aos desafios da contemporaneidade.

As transformações culturais da nossa época são intensas e rápidas. Professores e educadores em geral sabem que é inevitável considerar as características próprias da faixa etária de seus alunos, tanto no dia a dia da sala de aula quanto na estruturação do currículo  escolar. Mas quais estratégias didáticas podem contemplar esses desafios? Como uma escola pode estruturar seu currículo considerando as características desta época tão plena de mudanças? Devemos ensinar como sempre ensinamos ou precisamos reinventar totalmente a nossa prática? As inovações devem ser focadas nos alunos ou a relação entre a escola e as famílias também deve ser repensada? Essas e outras questões serão abordadas neste curso, com o auxílio de pensadores como Zygmunt Bauman, Meirieu, Joel Birman, Puig, Cesar Coll entre outros.   

O curso inclui:
Palestra de Abertura com os formadores Fermín Damirdjian e Cristina Machado Maher (Escola da Vila) - dia 23/07 - 14h.
Mesa-redonda com os formadores Fermín Damirdjian e Cristina Machado Maher (Escola da Vila) - dia 30/07 - 14h.

Desenvolver reflexões e estipular estratégias para abordar os estudantes em sala de aula , e as famílias na prática escolar. 

  • Palestra - A hipervalorização da autonomia na contemporaneidade: olhares da psicologia e da  sociologia.
  • Atividades assíncronas: Leituras, análise de vídeos e de produções de estudantes.
  • Atividades síncronas: Levantamento e análise coletiva de inquietudes relativas ao jovem contemporâneo e sua relação com a família e a escola. Discussão de material de leitura e de produções audiovisuais. Compartilhamento de propostas de intervenção.
  • Mesa redonda: Análise das discussões realizadas e dos materiais produzidos pelos participantes. 

Os estudantes passarão por um levantamento prévio com os tópicos família, adolescência, contemporaneidade, escola. Trocarão associações livres a respeito desses pontos, em padlet, a título de aquecimento e levantamento de conhecimento prévio. Assistirão vídeos de Zygmunt Bauman, lerão textos sobre adolescência, pensarão atividades e adaptações curriculares para os alunos em respectivas escolas. Tudo isso alternando leituras, vídeos, reflexões em grupo e individuais, além da exposição discursiva dos professores do curso. 

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Data de início: 23 de julho de 2022

Carga horária total: 10 horas 

Data/hora
Atividade
23 de julho - 14h às 16hPalestra de abertura com os formadores Fermín Damirdjian e Cristina Machado Maher
26 de julho - 19h às 21hAula 1: síncrona
27 de julho - Atividades AVA O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas online
28 de julho - 19h às 21hAula 2: síncrona
30 de julho - 14h às 16hMesa-redonda com os formadores Fermín Damirdjian e Cristina Machado Maher

Atenção: o curso tem palestra, duas aulas e mesa-redonda de 2h ao vivo, com transmissão online e interação.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos. 

Para receber esta certificação é necessário participar de quatro das cinco atividades oferecidas. São elas: uma palestra, dois encontros síncronos (cada encontro conta como uma atividade), o conjunto das atividades assíncronas e uma mesa redonda.

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (quatro, no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.

1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.

ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.

2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.

3- Confirmação de matrícula:

  • Cartão de crédito: imediata.
  • Boleto bancário: após pagamento.
  • PIX: após pagamento.

4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.

5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.

6 - Formas de pagamento*:

  • Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
    *Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Preencha seus dados no formulário.
  • Clique no link do e-mail de confirmação.

8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 80% da carga horária total.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.

VALOR: R$250,00

Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O. 

Atenção - Cupom de desconto não vale para o curso "Formação do leitor literário: que práticas priorizar?" que é especialmente voltado para educadores da escola pública e já tem valor especial.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br


2- Desconto especial para grupos


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

4 - Grupo de escolas Critique:

Desconto de 50% para educadores Critique, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

5 - Palestras e Mesas-redondas: 

Desconto concedido aos inscritos na programação de verão, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.



Sem descontoInscritos nos cursos*
PalestraR$100,00R$80,00
Mesa-redondaR$90,00R$70,00

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br .

Centro de Formação da Vila - 2022
Tema desenvolvido por EVERSOFT