Trilha Formativa de Inglês I: Conceitos básicos

  • Online
  • Formador: Sandra Baumel Durazzo
  • Turma: 22BHTLE01
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 09/03 a 10/08/2022
  • Carga Horária: 25 horas
  • Aula síncrona: 20 horas
  • Atividade a distância: 5 horas
  • Valor: R$750,00

Para professores de todos os segmentos.

Por que fazer uma trilha formativa de inglês? 

Os professores e professoras de inglês encontram poucas referências que os ajudem a pensar em propostas curriculares que levem seus alunos e alunas a adquirir proficiência linguística. São comuns dúvidas sobre como acontece o aprendizado de línguas, qual é a melhor idade para iniciar o aprendizado, como integrar a área no projeto formativo da escola. As discussões recentes sobre o papel da língua inglesa como idioma internacional e também sobre as competências essenciais da formação nas escolas, geram ainda outras dúvidas. 

As trilhas formativas de inglês pretendem apresentar e discutir as principais referências sobre o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, assim como trazer respostas às principais dúvidas dos professores e professoras. Com grande foco na análise de situações reais de sala de aula, as trilhas convidarão os participantes a refletir sobre sua própria prática durante os encontros, na realização das tarefas e em propostas de reflexão escrita.

Serão enfocados dois dos quatro âmbitos de atuação do docente, são eles: a) Currículo e Planejamento  e b) Gestão do ensino, da aprendizagem e dos processos avaliativos. 

Cada módulo tem competências profissionais como meta e algumas habilidades relacionadas.

Coordenação geral: Sandra Durazzo

Os encontros contarão com análise da prática da sala de aula para tematizar os conceitos de cada módulo. Serão propostas também atividades de estudo e reflexão de referências importantes no ensino/aprendizagem de idiomas. Em cada módulo os participantes serão convidados a fazer propostas para seus próprios cursos à luz dos referenciais estudados. 

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Formadora: Sandra Durazzo

A proficiência linguística é dada por uma série de saberes que vão além do domínio de vocabulário e estruturas de um idioma.  A compreensão dessa amplitude de saberes chamados de competência linguística permite aos educadores compreender e planejar propostas de ensino/aprendizagem orientadas para o desenvolvimento destes e, portanto, a formação de usuários competentes em inglês ou outra língua estrangeira.


Competência:
  • Definir objetivos de aprendizagem que descrevem as competências linguísticas
  • Selecionar as modalidades organizativas adequadas para o desenvolvimento dos objetivos pretendidos (desenvolvimento de competências)
  • Definir expectativas para os diferentes ciclos da escolaridade

Habilidades:
  • Descrever objetivos relacionados às habilidades discursivas
  • Identificar e definir os objetivos que compõem as capacidades em cada nível de proficiência. 
  • Conhecer os níveis de proficiência e a definição de competência linguística com todas as variáveis implicadas (contexto, domínio, etc.)
  • Orientar o planejamento de SD, projetos e atividades adequadas à aquisição dos objetivos, que por sua vez, descrevem competências a desenvolver.

Formador: Francisco Ferreira (Escola Viva) / Coordenação geral: Sandra Durazzo

Este módulo abordará os estudos e teorias sobre o aprendizado de língua estrangeira e/ou segunda língua.

O módulo discutirá as ideias e contribuições dos principais linguistas e estudos sobre bilinguismo/ plurilinguismo para a construção de metodologias de ensino/aprendizagem de idiomas


Competência:
  • Compreender o processo de aquisição de idiomas
  • Conhecer as ideias dos principais linguistas e a influência nos métodos de ensino/aprendizagem de LE;
  • Diferenciar contextos de aprendizagem (L2-LE X LM) e a influência do meio
  • Conhecer diferentes definições de bilinguismo e as principais contribuições para o ensino/aprendizado de LE

Habilidades:
  • Planejar situações de aprendizagem considerando as possibilidades de aprendizado dos alunos e alunas.
  • Considerar a qualidade do input oferecido para promoção da aprendizagem
  • Incluir situações de produção (output) no planejamento
  • Considerar a diversidade na elaboração de propostas que promovam desenvolvimento a todos e todas

Formadores:  Raul Rietmann Freitas (EIU) e Sandra Durazzo

Uma das dúvidas comuns de professores de LE é como fazer para incentivar o uso da língua alvo pelos aprendizes. 

E também quando se deve/pode fazer uso da língua materna.

Este módulo apresentará os benefícios das propostas de imersão e discutirá estratégias para que o professor possa aumentar o uso da língua alvo desde os primeiros anos da escolaridade.


Competência:
  • Compreender a relação entre aprendizado e uso de idiomas
  • Conhecer estratégias para uso da língua alvo nas aulas, desde os primeiros anos da escolaridade.
  • Conhecer propostas de ensino de língua e conteúdo, conhecido como CLIL e as práticas em escolas bilíngues.

Habilidades:
  • Fazer uso preferencial da língua-alvo.  
  • Usar recursos visuais e corporais para promover a compreensão dos estudantes
  • Equilibrar as transições entre língua materna e língua alvo
  • Eliminar as traduções consecutivas do discurso
  • Construir e utilizar repertório estável de língua alvo que seja crescente

Formadora: Verônica Bochio (Escola da Vila) / Coordenação geral: Sandra Durazzo

Entre os métodos para aprendizagem de idiomas, duas frentes se destacam: aquelas centradas na tarefa do aluno e as centradas no conteúdo.

Este módulo apresentará as premissas principais do aprendizado baseado em projetos e outras propostas centradas na tarefa do aprendiz, visando ampliar as possibilidades do professor para planejar suas propostas de ensino/aprendizagem. 

A metodologia CLIL- content and language integrated learning - centrada no conteúdo, será mencionada para comparação, mas não será explorada nesta trilha.


Competência:
  • Conhecer as ideias principais do Project Based Learning (PBL) - objetivo de aprendizagem (capacidades e conteúdos) / produto / destinatário (exposição)
  • Compreender a relação do aprendizado de LE (aquisição de proficiência linguística) com o uso do mesmo em situações de comunicação.
Habilidades:
  • Conhecer e fazer uso das propostas metodológicas de cada enfoque
  • Elaborar um projeto no modelo PBL
  • Ajustar o planejamento de acordo com a metodologia adotada
  • Usar adequadamente recursos digitais e metodologias que favorecem o protagonismo dos alunos e alunas.

Formadora: Andreia Alves (Escola da Vila) / Coordenação geral: Sandra Durazzo

É frequente a “nivelação” de estudantes nas aulas de língua estrangeira, especialmente em cursos mais voltados à aquisição de estruturas gramaticais.

O módulo vai discutir o que se entende por diversidade de proficiência linguística e alternativas para potencializar as interações de forma a promover aprendizado, além de estratégias para fazer com que todos e todas avancem. 


Competência:
  • Compreender o que se entende por diversidade/ heterogeneidade na proficiência linguística (retomada de conceitos do módulo 1)
  • Fazer uso de estratégias didáticas para lidar com turmas diversas e heterogêneas, promovendo aprendizado a todos.
Habilidades:
  • Preparar e/ou adaptar materiais para atender às necessidades de aprendizagem colocadas (individuais ou  do grupo)
  • Propor agrupamentos que potencializam os desafios cognitivos de todos
  • Colocar os estudantes em diferentes papéis (“roles”) para promover interações produtivas
  • Usar recursos de tecnologia para apoiar o atendimento à diversidade

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Início: 09 de março de 2022

Carga horária total: 25 horas 

Módulo 1 - 09 e 16 de março de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. Dedicação estimada: 1 hora.
Módulo 2 - 06 e 13 de abril de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. Dedicação estimada: 1 hora.
Módulo 3 - 04 e 11 de maio de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. Dedicação estimada: 1 hora.
Módulo 4 - 01 e 08 de junho de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. Dedicação estimada: 1 hora.
Módulo 5 - 03 e 10 de agosto de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. Dedicação estimada: 1 hora.

Término: 10 de agosto de 2022

Atenção: o curso tem encontros síncronos de 2h ao vivo, com transmissão online e interação.

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 85% atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (85% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.

1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.

ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.

2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.

3- Confirmação de matrícula:

  • Cartão de crédito: imediata.
  • Boleto bancário: após pagamento.
  • PIX: após pagamento.

4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.

5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.

6 - Formas de pagamento*:

  • Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
    *Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Preencha seus dados no formulário.
  • Clique no link do e-mail de confirmação.

8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 80% da carga horária total.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.

VALOR: R$750,00

Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O. 

Atenção - Cupom de desconto não vale para o curso "Formação do leitor literário: que práticas priorizar?" que é especialmente voltado para educadores da escola pública e já tem valor especial.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br


2- Desconto especial para grupos


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

Centro de Formação da Vila - 2022
Tema desenvolvido por EVERSOFT