Ensino Fundamental Anos Iniciais - II

  • Cursos
  • Turma: 21VERABP04
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 29/01/2021
  • Carga Horária: 16hrs às 18hrs
  • Valor: R$10,00
  • Carga Horária: 2 horas

Ciências Naturais no contexto do ensino remoto: Uma sequência sobre o tratamento da água com crianças do 3º ano do Fundamental 1

A apresentação irá abordar, com pressupostos teóricos e exemplos da prática, a transposição didática do presencial para o remoto de uma sequência de Ciências Naturais sobre o tratamento da água com crianças do 3º ano do Fundamental 1. A apresentação discutirá sobre desafios encontrados e vislumbres possíveis para o ensino de Ciências Naturais no contexto remoto, ou híbrido, não esquecendo de aspectos essenciais da didática específica da área: a elaboração de hipóteses, a análise de dados, a interação com o objeto de conhecimento, assim como com seus pares. 

Autora responsável pela apresentação
Beatriz Geraldo Drabik Mugnani
- Formada em Pedagogia, e mestranda em “Escrita e alfabetização”, na Universidade Nacional de La Plata, Argentina, dirigido por Gabriela Hoz, vem dedicando suas pesquisas para o processo de alfabetização e produção de textos em contextos de estudos. É professora experiente de turmas de Fundamental 1, em especial de turmas de 2º e 3º ano na Escola da Vila.


O Céu a noite: fenômenos do Universo

Em tempos de Ensino à Distância, a tecnologia foi - e tem sido - peça chave para a escola. Como uma forma de inovar os estudos e encantar os alunos, o trabalho final de CIências do 5º foi um projeto de investigação em quartetos sobre um Fenômeno do Universo desconhecido pelo restante da série. Como resultado de tal investigação, os alunos desenvolveram um Google Sites e um GIF (através da plataforma Pixelart) que expõe os conceitos aprendidos ao longo da pesquisa. Para elaborar o GIF, por exemplo, era necessário, em primeiro lugar, compreender o fenômeno, já que a animação representa um processo. Por fim, cada grupo apresentou para os demais alunos da série em um encontro virtual. 

Autora responsável pela apresentação
Giulia de Almeida Valadares - Ex-aluna da Escola da Vila e formada no curso profissionalizante de Teatro do Célia Helena, atualmente cursa História na Universidade de São Paulo e Pedagogia na Universidade Paulista. Atua como Professora Auxiliar do 5° na Escola Viva, no qual é responsável pela área de Ciências da Natureza.


A autorrepresentação da diversidade das crianças nos tempos de pandemia 2020.

Desde 2013 que me preocupo com a frase: cadê o lápis cor de pele? A devolutiva vem acompanhada de outra pergunta: cor da pele de quem? E assim seguimos estudando, desde o 1º ano do fund1, artistas como Angelica Dass e Adriana Varejão; livros infantis como de Rampazo, Didier, Emicida e outros tantos materiais. Porém, a pandemia trouxe uma nova reflexão: como continuar conhecendo a diversidade, analisando a identidade cultural e produzindo materiais artísticos com as crianças nesse ensino remoto? Novas possibilidades e muita ludicidade permitiram trabalhos sobre a representação de si e do outro: desenhados e coloridos, recortados e colados, organização de objetos e fotografados, uso de comida saudável e até fantoche com prendedor de roupa.

Autor responsável pela apresentação
Anderson Pinheiro Santos - Licenciado em Educação Artística/Artes Plásticas pela UFPE e especialista em Arte/Educação pela UNICAP. Foi professor substituto em História da Arte e Desenho artístico na Arquitetura no CAC/UFPE. Foi professor de educação museal no MUHNE/Fundaj e articulador da REMic-PE. Foi editor do Caderno de Textos Diálogos entre Arte e Público, vol. 1, 2 e 3. Atualmente, é professor de Artes Visuais no ensino Fundamental II e Médio do Colégio Vera Cruz Recife, do Fundamental II do Colégio Motivo e do Fundamental I do Colégio Apoio Recife. 


O Ensino Remoto na Pandemia:  Desafios, Estratégias  e Superação.

Durante a apresentação,  serão abordadas dificuldades enfrentadas pelos alunos, professora e pela família; e as intervenções  realizadas para superar ou amenizar essas dificuldades. Será apresentado depoimentos dos pais e alunos, vídeos e fotos.  
Ministrar  aula na rede pública, durante a pandemia e por meio do  ensino remoto, é um grande desafio, que pode ser superado, por meios de estratégias embasadas em recursos tecnológicos e na empatia. Tendo como embasamento alguns estudiosos, constatei, que a tecnologia é uma grande aliada nos processos de aprendizagem, pois  oferece recursos para dinamizar as aulas e assim despertar o interesse dos alunos e quando os alunos participam ativamente das aulas, nota-se que a aprendizagem acontece.

Autora responsável pela apresentação
Marcinha Moureira - Professora, atriz, arte educadora e contadora de histórias; formada em Letras, Artes Visuais  e Pedagogia; e pós Graduação em Arte - Educação, Literatura  e Alfabetização. Tem experiência em sala de aula, desde o ano de 2006, atuando como professora em turmas de Ensino Fundamental 1. Atualmente atua na rede de ensino privada e pública de Tupã.


Mediação do painel: Felipe Gattino - Escola Autonomia

Data: 29 de janeiro de 2021

Horário: 16h00

Carga horária:  2 horas

O painel será realizado via Zoom.

ATENÇÃO: As gravações dos painéis não serão disponibilizadas.

Para receber o certificado é necessário estar online na transmissão do painel. Além disso, é preciso fazer uma breve avaliação sobre o painel (link será enviado por email).

ATENÇÃO: A mera inscrição não garante o recebimento do certificado.

Carga horária certificada:  2 horas

VALOR: R$10,00


Forma de pagamento:
- Cartão de crédito
- Boleto bancário: O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

DESCONTO

Educadores de redes públicas e educadores da Bahema Educação – inscrição gratuita 

Observação: é necessário fazer a inscrição, mesmo que gratuita – basta colocar o código

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT