As práticas de linguagem na Educação Infantil: do planejamento às intervenções e reflexões sobre oralidade, leitura e escrita

  • Online
  • Formador: Daniela Munerato
  • Turma: 21SPMD2
  • Inscrições abertas!
  • Carga Horária: 60 horas
  • Agenda: 8/04 a 28/10/2021
  • Horário: 19h às 21h30
  • Valor: R$ 2.107,00 até 18/03/2021
  • Valor: R$ 2.212,00 a partir de 19/03/2021

Para educadores e educadoras que atuam na Educação Infantil (a partir de 3 anos) e que procuram uma formação integral em alfabetização e a produção de sequências e projetos na área de práticas de linguagem envolvendo conteúdos da oralidade, leitura e escrita.


Na Educação Infantil compreendemos que a organização curricular em Campos de Experiência nos convida a pensar sobre as múltiplas linguagens de expressão da criança. Neste contexto, as áreas de conhecimento nos fornecem ferramentas didáticas que complementam as atividades nos Campos. Tanto no Infantil como no Fundamental é muito importante ter clareza de questões específicas da área no que diz respeito às práticas de linguagem que abordam a oralidade, leitura e escrita. A proposta deste curso é o aprofundamento nesta área por meio de leituras, discussões e análise da prática. 

Sua longa duração permite um acompanhamento próximo dos formadores e uma atenção específica das necessidades formativas dos participantes do curso.


Discussão de leituras obrigatórias com José Felipe de Lucena Netto e Scyla Doneux.

  • Conhecer os principais aportes teóricos sobre construtivismo e alfabetização, 
  • Refletir sobre o diálogo entre Alfabetização e os Campos de experiência;
  • Relacionar as vivências de sala de aula com os conteúdos da área de práticas de linguagem. Neste contexto, ampliar as reflexões sobre as decisões didáticas nas situações de aprendizagem;
  • Refletir sobre propostas de recontos e reescritas, considerando a discussão de princípios envolvidos na escolha de textos, o planejamento das atividades e intervenções;
  • Refletir sobre propostas de pesquisas e o trabalho com poesia na escola. 


Este curso tratará das estruturas de planejamento e gestão com atividades que envolvem Alfabetização e projetos integrados, refletindo sobre a produção de sequências e projetos para alunos a partir de 3 anos de idade. Isto posto, por meio da discussão de princípios construtivistas serão abordados os seguintes conteúdos:

  • Estrutura curricular: especificidades dos segmentos, contribuições da BNCC, concepção construtivista como norteadora do trabalho; 
  • Psicogênese da língua escrita: histórico e pesquisas decorrentes 
  • Situações didáticas: o trabalho com nomes próprios e palavras de referência identificando as hipóteses e seus avanços, o lugar da sondagem e as intervenções;


Encontros virtuais de apresentações dos conteúdos do curso e análise de situações didáticas, feitos em conjunto com encontros de discussão de leituras teóricas.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Estratégias Metodológicas
  • Discussão inicial sobre a estrutura da BNCC como documento norteador do currículo di Infantil e Fundament
  • Exposição de princípios teóricos construtivistas
  • Análise de reflexões de artigos de referência relacionados à prática na sala de aula
  • Discussão de atividades habituais, sequências e projetos didáticos 

Data de início: 8 de abril de 2021

Carga horária total: 60 horas 

Horário dos encontros: 19h às 21h30

Serão 12 encontros com a formadora e 6 encontros de leituras


Abril

DataAtividadesTemaFormadora(s)
08/04Exposição/discussão
Educação Infantil e séries Iniciais do Fundamental- De que segmento estamos falando? Quais são as expectativas de aprendizagens?
Daniela
15/04Exposição/discussão
A BNCC como documento norteador do currículo - Como pensar as práticas de Linguagem no contexto de Campos de experiência e áreas de conhecimento e o diálogo com a concepção Construtivista. 
Daniela
22/04Grupo de discussão das leituras
o construtivismo na sala de aula: o papel do professor
José 

Maio

DataAtividadesTemaFormadora(s)
06/05Exposição/discussão
O trabalho com Oralidade na Escola: relatar, narrar, comentar, apresentar  e discutir. Análise dos projetos e sequências
Daniela
13/05Grupo de discussão das leituras
Qual é a relação da Oralidade e a Escrita - análise de Artigos relacionados à Alfabetização
Daniela

20/05Exposição/discussão
Os diários de professor: discussão sobre a importância dos registros no processo de avaliação dos alunos
José

  Junho

DataAtividadesTemaFormadora(s)
10/06Exposição/discussão
Psicogênese da linguagem escrita - escrita e leitura e pesquisas posteriores/ análise e discussão
Daniela
17/06Exposição/discussão
A BNCC como documento norteador do currículo - Como pensar as práticas de Linguagem no contexto de Campos de experiência e áreas de conhecimento e o diálogo com a concepção Construtivista. 
Daniela
22/04Grupo de discussão das leituras
o construtivismo na sala de aula: o papel do professor
José 


Agosto

DataAtividadeTemaFormadora(s)
12/08Exposição/discussãoPrincípios do construtivismo + princípios formação escritora
Daniela
19/08Exposição/discussão
Recontos e reescritas
Daniela
26/08Grupo de discussão das leituras
Textos sobre biblioteca na sala de aula
Scyla

Setembro

DataAtividadeTemaFormadora(s)
09/09Exposição/discussão
O trabalho com livros álbuns: ampliando leituras e olhares
Daniela

16/09Exposição/discussão
Textos instrucionais: jogos e receitas no cotidiano 
Daniela
23/09Grupo de discussão das leituras
As situações de apresentação  na Escola / As parlendas, as canções e as poesias
José

Outubro

DataAtividadeTemaFormadora(s)
14/10Exposição/discussão
As pesquisas - planejamento, procedimentos: o trabalho com textos informativos
Daniela
21/10Exposição/discussão
Processo de produção de textos na escola
Daniela
28/10Grupo de discussão das leituras
A Comunicação dos processos nos projetos e sequências
José


Atividades a distância:
 o aluno precisará dedicar 15 horas (2h30 por mês) durante o ano para a realização de propostas online, nos intervalos entre os encontros presenciais.

Em um curso online, sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem em forma de texto ou eventualmente, em outros formatos. 

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% atividades oferecidas. Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante  recebe um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não cumprirem com, no mínimo,  75% da carga horária, não receberão o certificado.

VALOR:


Até 18/03/2021
 A partir de 19/03/2021
ValoresR$2.107,00 
R$2.212,00

Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O. 

Atenção - Cupom de desconto não vale para o curso "Formação do leitor literário: que práticas priorizar?" que é especialmente voltado para educadores da escola pública e já tem valor especial.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br


2- Desconto especial para grupos


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

4 - Grupo de escolas Critique:

Desconto de 50% para educadores Critique, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT